Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Turismo, Ciência e Tecnologia firmam acordo de cooperação técnica

20_10_20_assinatura_acordo_mcti_credito_roberto_castro_mtur_02_2

Ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes (Roberto Castro/MTur)

Um acordo de cooperação técnica foi firmado nesta terça-feira (20) entre os ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. A parceria prevê a definição de políticas públicas voltadas à digitalização e à criação de destinos inteligentes, em especial por meio do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), estabelecido pelo governo federal em junho de 2019, focada justamente na inovação no turismo.

O acordo envolve medidas como a identificação de obstáculos à efetivação de ferramentas tecnológicas na área, além de iniciativas para que a transformação digital dos destinos ocorra de forma integrada aos princípios de sustentabilidade social, ambiental e econômica. A cooperação engloba ainda a elaboração de estratégias que facilitem a adoção de soluções de loT voltadas ao aumento da eficácia de programas desenvolvidos no setor.

Marcelo Álvaro Antônio destacou o empenho pela ampliação do uso de tecnologia em prol de avanços no turismo. “Nos governos anteriores, o Ministério do Turismo não tinha a preocupação de colocar a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço do turismo. A gente percebeu que precisava fazer com que o turismo brasileiro pudesse utilizar essas ferramentas tão importantes, buscando soluções para facilitar a vida do turista e divulgar os nossos destinos”, apontou.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, manifestou otimismo quanto a avanços com a parceria. “Ciência e tecnologia estão em tudo, e temos muito a fazer junto ao Ministério do Turismo. A gente trabalha para tornar o Brasil uma potência no turismo, e tenho certeza que a gente vai transformar esse país no melhor destino do planeta, com vantagens para a nossa população e também para todos os que trabalham no turismo”, declarou.

Os ministérios vão estabelecer a Câmara do Turismo 4.0, coordenada pelo MTur, em comum acordo com o MCTI, propiciando a ampla participação da academia, de institutos de ciência e tecnologia e de demais atores do cenário da inovação no contexto do turismo. Após a criação do grupo, será proposto um cronograma de trabalho em conjunto com todos os integrantes, a fim de definir as estratégias necessárias ao cumprimento das metas previstas.

Receba nossas newsletters