Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

1º Prêmio Nacional do Turismo abre inscrições no dia 19

Vinicius Lummertz, ministro do Turismo

“O prêmio é um incentivo à disseminação de novas práticas e ideias criativas que ajudam a melhorar o atendimento ao turista e a gestão do turismo”, afirma Vinicius Lummertz, ministro do Turismo.

O Ministério do Turismo lança oficialmente esta segunda-feira (22) o edital de abertura do Prêmio Nacional do Turismo, premiação inédita criada com o objetivo identificar, reconhecer, e promover iniciativas de sucesso relacionados aos setores público e privado e ao terceiro setor do turismo brasileiro. Além de projetos, serão condecorados também profissionais que com atuação de destaca em prol do desenvolvimento do setor no país. Os detalhes da nova premiação foram revelados pelo MTur durante a 8ª edição do festival JPA.

“O prêmio é um incentivo à disseminação de novas práticas e ideias criativas que ajudam a melhorar o atendimento ao turista e a gestão do turismo nas esferas pública e privada, contribuindo com o esforço de colocar o turismo brasileiro no patamar dos principais destinos do mundo”, comenta o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Segundo ele, a premiação é também uma forma de reconhecer o esforço dos profissionais que atuam neste mercado.

De acordo com o edital, são elegíveis para o prêmio entidades públicas, instituições do Sistema S, a exemplo do Sebrae, Senac, Sesi; representantes da sociedade civil organizada, pessoas jurídicas e empreendimentos turísticos. As iniciativas devem apresentar as seguintes características: serem específicas para o setor de turismo e terem sido implementadas há pelo menos 24 meses; terem resultados mensurados e efetivos que impactaram o turista e/ou o desenvolvimento do turismo; e ser passível de aplicação em outros destinos ou empreendimentos.

PRÊMIO, CATEGORIAS E INSCRIÇÃO

O Prêmio Nacional de Turismo é dividido em sete categorias: Monitoramento e Avaliação do Turismo; Qualificação e Formalização no Turismo; Valorização do Patrimônio pelo Turismo; Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo; Turismo Social; Inovação Tecnológica no Turismo; Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo. A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e será concedida na forma de troféus e certificados.

As inscrições poderão ser realizadas entre 19 de outubro e 15 de novembro, pelo e-mail [email protected]. Os candidatos deverão apresentar suas propostas no ato da inscrição. O resultado preliminar da etapa de habilitação será divulgado no portal do Ministério do Turismo.

PROFISSIONAIS DO TURISMO

Neste caso, os prêmios serão concedidos exclusivamente a pessoas físicas, em forma de medalhas e certificados, entregues ao primeiro colocado de cada uma das cinco categorias (academia, governo, iniciativa privada, organizações não governamentais, imprensa e mídias sociais). Os profissionais serão indicados pelas entidades do Conselho Nacional do Turismo e eleitos por votação popular, por meio da internet. Já as medalhas das menções honrosas caberão exclusivamente a personalidades indicadas pelo Ministro do Turismo.

A votação popular para a escolha dos profissionais concorrentes ao Prêmio Nacional de Turismo ocorrerá de 9 a 29 de novembro deste ano. No dia 28 de novembro serão conhecidos os finalistas nas sete categorias de iniciativas inovadoras. A cerimônia de premiação para as duas modalidades do prêmio, iniciativas/projetos e profissionais, está prevista para o dia 5 de dezembro.

Receba nossas newsletters