Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política

Abav, Braztoa e Clia celebram prorrogação da MP das remarcações e reembolsos

Carlos-Prado-Magda-Nassar-e-Marco-Ferras-presidentes-da-Abracorp-Abav-e-Clia-respectivamente

Roberto Nedelciu, da Braztoa, Magda Nassar, da Abav, e Marco Ferraz, da Clia

Abav Nacional, Braztoa e Clia Brasil celebraram a decisão do governo federal de prorrogar o prazo da famosa lei do reembolso e remarcações, como divulgado em primeira mão pelo M&E, para que prestadores de serviços realizem os reembolsos aos consumidores em relação aos serviços, reservas e eventos cancelados, bem como para organizadores cancelarem ou remarcarem eventos de turismo e de cultura por conta da pandemia.

Para a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, houveram algumas dificuldades durante o caminho, mas reconheceu que a agilidade do governo e das entidades foi fundamental. “Tivemos alguns percalços pelo caminho, foi necessário trabalharmos em conjunto com a Senacon, com o ministério da justiça, mas trabalhamos em cima disso todos os dias, e finalmente o presidente veio e nos atendeu e tivemos a assinatura ontem”, finalizou Magda.

“Isso nos protege nesse momento e defende a remuneração do salário do agente, além de dar um folego pra todos se reorganizarem novamente”, disse o presidente da Braztoa

Para reescrever a MP, as entidades provaram que a decisão era importante para a segurança do cliente final e do agente de viagem. Como explicou Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, “isso nos protege nesse momento e defende a remuneração do agente, além de dar um folego pra todos se reorganizarem novamente. Mas por outro lado, essa MP também traz uma segurança pro cliente final sabendo que ele vai receber esse reembolso e esse crédito no futuro. Foi importante negociar isso e foi bem aceito pelos ministérios e entidades envolvidas porque mostramos os impactos que isso traria”, afirmou.

“Tivemos alguns percalços pelo caminho, foi necessário trabalharmos em conjunto com a Senacon, com o ministério da justiça, mas trabalhamos em cima disso todos os dias, e finalmente o presidente veio e nos atendeu e tivemos a assinatura ontem”, disse Magda.

Apesar de ser apenas uma extensão da lei, Para Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, isso é o suficiente, visto que “a pandemia não acabou e é um pleito importante, que traz benefícios pro consumidor e garante o fluxo de caixa de todos os envolvidos”.

De acordo com o presidente da Clia Brasil, foi um trabalho muito importante e que merece reconhecimento. “O trabalho do Ministério do Turismo – que atende todos nossas pautas foi fundamental. Acho importante agradece-los, bem como a Senacon, a Casa Civil, o Ministério da Justiça e a Presidência da República”, ressaltou Marco.

Live sobre a nova decisão

Para explicar de forma mais claro aos associados e profissionais do turismo, a Abav Nacional realizará esta terça-feira (22), às 17h30, uma live com a participação da presidente da entidade e do assessor jurídico, dr. Marcelo Oliveira, para falar sobre os ajustes desta nova MP. A live será transmitida no canal de Youtube da ABAV.

Ano difícil pela frente

Questionados sobre o futuro e os próximos pleitos, as entidades concordaram que este será um ano difícil. “Acho que temos pela frente muitos pleitos – o turismo cada vez mais tem que falar alto, ser reconhecido, ter essa agilidade que faltava um pouco em algum momento da nossa história como indústria”, afirmou Magda.

Segundo ela, a pandemia ensinou que a agilidade é fundamental e que esses tramites jurídicos não funcionam no momento de necessidade e no tempo necessário, o que faz com que todos precisem se adaptar. “Temos muitas conversas em andamentos, não só nossas três entidades, mas todas que têm lutado pela suas classes. Temos feito isso de forma unida e é super importante, mas sabemos que temos um ano ainda difícil pela frente”.

Receba nossas newsletters