LISBOA – Alagoas registrou a maior temporada de verão da sua história, consolidando-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Segundo a secretária de Turismo, Bárbara Braga, a expectativa é que, até o fim de março, o estado contabilize cerca de 650 mil desembarques, impulsionando a economia local com uma injeção de aproximadamente R$ 2,5 bilhões.
A temporada de cruzeiros também bate recordes, com 33 paradas de embarcações na capital Maceió, gerando um impacto econômico direto de R$ 80 milhões. “A movimentação turística segue em crescimento, e os investimentos em infraestrutura e promoção do destino têm sido fundamentais para esses resultados”, destaca Braga.
O setor hoteleiro acompanha essa expansão, com um aumento de 4 mil novos leitos em 2024, elevando o total para mais de 52 mil leitos. A ocupação manteve-se em patamares elevados, superando 85% durante o Carnaval e outros feriados. “Até 2027, estão previstos 19 novos empreendimentos hoteleiros, totalizando cerca de 9 mil novos leitos”, salienta.
Internacionalização do Destino
A presença de Alagoas em feiras internacionais tem sido estratégica para ampliar sua visibilidade no mercado externo. Durante a BTL, foi confirmada a continuidade dos dois voos fretados da operadora Solférias para a próxima temporada de Réveillon, levando 600 turistas portugueses a Maceió.
Atualmente, Alagoas conta com três voos semanais da TAP ligando Lisboa a Maceió, além das operações sazonais da Gol para Buenos Aires. Uma conquista recente foi a ampliação dos voos fretados da Flybondi, que ligam Córdoba a Maceió. A operação, inicialmente prevista para sete voos, agora terá 30 voos até julho de 2025. Alagoas também conquistou três operações fretadas anuais com o Uruguai, ampliando ainda mais sua malha aérea internacional.
“Graças a esses esforços, o estado registrou um crescimento de 42,6% nos desembarques internacionais em 2024, comparado ao ano anterior. Apenas em janeiro de 2025, o aumento foi de 26% em relação ao mesmo período de 2024”, revela Bárbara.
No mercado nacional, a Azul Viagens anunciou um incremento significativo em sua malha para Alagoas. Durante o mês de julho, serão 41 voos semanais dedicados ao estado, um aumento expressivo em relação aos 30 voos da temporada anterior.
A secretária enfatiza que a consolidação da malha aérea é uma das prioridades para garantir o crescimento sustentável do turismo em Alagoas. “Nosso objetivo é continuar ampliando a conexão com mercados internacionais e fortalecendo ainda mais o turismo doméstico, garantindo que nosso estado siga como um dos principais destinos do Brasil”, afirma.
*O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift.