Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Alemanha reabre mais lojas e começa a permitir encontro entre famílias

alemanha

Apesar da maior flexibilidade, medidas de proteção e higiene continuarão rigorosas

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou medidas para “afrouxar” o lockdown imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em março. A líder afirmou que a primeira fase da pandemia no país já passou, embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido antes de tudo voltar ao normal. O país, que já tinha começado a abrir alguns espaços comerciais no fim de abril, agora começa a permitir encontros entre famílias e reabertura de cada vez mais lojas.

Apesar de uma maior flexibilidade, as medidas de proteção e higiene continuarão rigorosas, como é o caso da distância de 1,5 metro por pessoa nas filas e a obrigatoriedade do uso de máscaras que protejam nariz e rosto em transportes públicos. “Estamos num ponto em que nosso objetivo de retardar a propagação do vírus foi alcançado e conseguimos proteger nosso sistema de saúde. Logo, foi possível implementar outras medidas de flexibilização”, disse Merkel.

A liga de futebol da Alemanha (Bundesliga), por exemplo, deve ter seus jogos de volta agora em maio. Já pessoas em casas de cuidado, como asilos, começam a receber visitas regulares de apenas uma pessoa que tenha contato permanente.

Os planos de afrouxar o isolamento social, no entanto, contam com uma espécie de “freio de emergência”, que poderá ser acionado se alguma área do país registrar mais de 50 novos casos de infecção pelo novo coronavírus a cada 100 mil habitantes dentro de sete dias.

Fonte: Reuters

Receba nossas newsletters