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Destinos / Feiras e Eventos

Festival de Inverno de Campos do Jordão atrai recorde de 151 mil turistas

Prefeito de Campos do Jordão, Frederico Guidoni; secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; secretário estadual de turismo, Vinicius Lummertz; diretor executivo da Osesp, Marcelo Lopes; e coordenador da FGV, Luiz Gustavo Barbosa

Prefeito de Campos do Jordão, Frederico Guidoni; secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; secretário estadual de turismo, Vinicius Lummertz; diretor executivo da Osesp, Marcelo Lopes; e coordenador da FGV, Luiz Gustavo Barbosa

SÃO PAULO – Na manhã desta terça-feira (30), a organização e os colaboradores do 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão se reuniram em uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados do evento e os planos para os próximos anos.

Confira a galeria de fotos abaixo

De acordo com o estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com a Osesp, o evento contou com a presença de 151 mil pessoas, número recorde nos 50 anos de Festival. Destas, 43% vão ao evento com excursões. Com relação à origem dos visitantes, 85,2% são do estado de SP; 7,7% do RJ; e 3,8% de MG. Para o próximo ano, foi ressaltada a importância de investir na divulgação do evento em outros estados.

A coletiva, que aconteceu na Secretaria de Cultura e Economia Criativa, contou com a presença do secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, do secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Leitão de Sá, do prefeito de Campos do Jordão, Frederico Guidoni, do diretor executivo da Osesp, Marcelo Lopes, do diretor executivo da Orquestra Jazz Sinfônica, Antonio Ribeiro; e o coordenador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Barbosa.

Na abertura, Sérgio Leitão deu as boas-vindas à imprensa e parceiros. Em seguida, apresentou dados da pesquisa realizada pela FGV com relação à 50ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ao todo, foram 31 dias de evento, 133 concertos, 9.180 minutos de músicas e 142 partituras compostas especialmente para a ocasião.

“Se criou um sentimento de pertencimento à cidade. Hoje, não conseguimos pensar em Festival de Inverno sem Campos do Jordão. E não conseguimos pensar em Campos do Jordão sem Festival de Inverno. A realização desse evento é um grande ganho para a cidade e para o estado. Investir em cultura movimenta a economia”, comentou Frederico Guidoni.

PÚBLICO

Uma característica que chama a atenção é a idade e a classe financeira na qual se destacam os participantes. A principal parte do público tem de 26 a 45 anos, contrariando a ideia de que é o público idoso são os maiores frequentadores de eventos de Jazz e música clássica. Além disso, 30% do público é composto por pessoas com renda entre R$ 5 mil e R$1 0 mil, contrariando a ideia de que apenas classes muito altas frequentam o evento.

Ao longo da coletiva de imprensa, Marcelo Lopes, da Osesp, falou sobre a importância das atividades abertas ao público e dos preços acessíveis dos eventos pagos, que eram oferecidos a R$20. Para ele, deixar o produto acessível é o que agrega tanto valor cultural e humano ao evento.

EMPREGO E RETORNO SOBRE INVESTIMENTOS

A pesquisa ainda indicou que 1.844 empregos foram gerados diretamente. Esse número é 15% maior do que o número de postos formais oferecidos na cidade ao longo do ano. Apenas no evento, cerca de 250 pessoas trabalharam diretamente na produção e realização da programação.

Com relação ao retorno dos investimentos, Sérgio Sá Leitão afirmou que o resultado foi alto e superou o esperado. A cada R$ 1 investido no evento – que totalizou R$ 7 milhões – foram adicionados R$ 16 na economia da cidade, ou seja, R$ 131 milhões. Desse valor, 90,4% foram gastos de visitantes na cidade, enquanto 9,6% foram gastos pela organização do evento. Além disso, o total arrecadado em impostos foi de R$ 17,4 milhões.

É válido lembrar que a realização do evento aconteceu por meio do patrocínio de parceiros do governo estadual e que, dos sete milhões investidos, nenhum saiu diretamente do caixa do estado. Parte do patrocínio foi realizado por meio da lei de incentivo – a lei Rouanet – que garante isenção fiscal dos colaboradores.

SETORES IMPACTADOS

Entre os setores impactados financeiramente pelo evento, o estudo indica que o principal é a alimentação, que recebeu o consumo de R$ 44,6 milhões; seguida por R$ 22,3 milhões em compras; R$ 20,4 milhões em hotelaria; R$ 19,7 milhões em atrações e atrativos; R$ 6,98 milhões em transporte; e R$ 4,6 milhões em outros gastos.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

O evento, que ofereceu mais de quatro mil horas de atividades pedagógicas, contou com a presença de 200 alunos bolsistas de mais de onze nacionalidades. Durante a programação, os alunos puderam interagir com músicos reconhecidos e ainda concorreram a sete prêmios. O primeiro colocado foi presenteado com uma bolsa de estudos no valor de US$ 1.400 para cursar música no exterior.

PRÓXIMA EDIÇÃO

Para o próximo ano, Sérgio comenta que pretende investir em roadshows por diversos países para expandir a divulgação do evento e atrair grandes artistas internacionais. Além disso, o objetivo é que nas próximas edições o evento conte com um investimento maior e seja capaz de desenvolver ainda mais as atividades gratuitas e pedagógicas.

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