A Abrat agora passa a chamar-se ABTLGBT (Associação Brasileira de Turismo LGBT). O novo nome vem em encontro à reformulação da identidade visual do órgão que também lançou um logotipo mais moderno e atual. As modificações se deram após a presidência de Marcelo Michieletto, que assumiu a gestão da associação em outubro de 2016. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15/02), no hotel Ca’ D’Oro, em São Paulo.
Na ocasião, a associação LGBT ainda assinou uma carta de intenções para promoção do segmento no Brasil e no exterior junto ao Ministério do Turismo e à Embratur. “Conversamos com o Ministério do Turismo, e o órgão se propôs a realizar projetos de sensibilizações junto ao turismo LGBT. Inicialmente usaremos essa plataforma nas palestras e, no futuro, desejamos transformar esse projeto em capacitações”, explicou o presidente da ABTLGBT, Marcelo Michieletto.
De acordo com Gilson Lira, diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, o novo website da ABTLGBT será incluído na plataforma da Embratur Visit Brasil. “Também estamos reformulando o site da Embratur e vamos anexar a plataforma com o conteúdo diferenciado da ABTLGBT”, pontuou Lira que apontou a importância de trabalhar nichos turísticos. “É importante divulgarmos o Lazer, mas precisamos trabalhar cada vez mais com segmentos. E, embora o segmento LGBT já tenha evoluído muito nos últimos anos, acredito que ele dará passos largos a partir de agora”, explica. O diretor ainda convidou a equipe da ABTLGBT e IGLTA (Associação Internacional de Turismo LGBT) para ir a Brasília para trabalhar diretamente com as equipes do MTur e Embratur.
Novo logotipo faz alusão à igualdade no mundo
Criada há 13 anos, a associação precisava urgente de uma nova cara. Segundo Ricardo Hida, diretor de Marketing, a identidade da Abrat ainda trazia a impressão dos anos 1990, quando foi criada. “O novo logotipo traz diversos elementos. O desenho nos remete à um mundo colorido. Os sinais diferentes e o formato mostram a diversidade, enquanto os sinais de igual é um simbolismo da busca pela igualdade. Assim, o logotipo representa a igualdade, a diversidade e a conectividade em mundo colorido”, esclarece Hida.
Durante o evento, o presidente da ABTLGBT ainda explicou um pouco dos planos da associação para os próximos meses que visam, entre outros objetivos, se aproximar do trade, realizar capacitações, fomentar negócios e tornar o website uma referência de conteúdo sobre o segmento. Para isso, a associação fará uma parceria com o Ministério do Turismo a fim de realizar uma pesquisa e levantar dados sobre o setor.
Em relação às capacitações, inicialmente o órgão terá parcerias com destinos internacionais para promover os destinos no país. Até o momento apenas a Espanha e Argentina já foram confirmados para os workshops. Outros destinos ainda estão em negociações.