Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.
De acordo com a legislação atual, informamos que a nossa empresa NÃO utiliza cookies para melhorar experiências a quem nos acessa. Por favor leia nossa Política de privacidade e saiba mais sobre a transparência e Governança Corporativa da nossa organização.
OK

Destinos / Feiras e Eventos

Com presença do rei e ministros de todo o mundo, Fitur 2021 começa em Madri: “O turismo está de volta”

Abertura da Fitur 2021

Abertura da Fitur 2021, com a presença do rei e rainha da Espanha (Foto: divulgação/Fitur)

Com a presença do rei da Espanha, Dom Felipe, e da rainha Leticia, a Fitur 2021 abriu as portas oficialmente nesta quarta-feira (19). A feira, que vai até o próximo dia 23, tem como tema a “Recuperação Turística Especial”. A expectativa é receber mais de 5 mil participantes de todos os continentes, com a presença empresas e destinos de 55 países.

O evento também espera reunir mais de 13 mil participantes de 83 nacionalidades pela plataforma digital FITUR LIVE Connect, onde até o momento mais de 24 mil interações profissionais foram registradas.

Durante a cerimónia de abertura, José Vicente de los Mozos, presidente da Comissão Executiva do Ifema, organizador da Fitur, agradeceu a presenças das realezas espanholas e o seu apoio para a realização do evento e reforçou a importância da feira como marco para a retomada do setor.

“O turismo é um setor estratégico e, como tal, uma peça essencial para a reativação da economia. Por isso, quisemos atribuir a esta edição da Fitur o título de ‘Turismo de Recuperação Especial’. A Espanha tem uma liderança global que devemos manter, uma vez que a atividade volte, e a Fitur chegou no momento certo para lançar esta mensagem ao mundo: o turismo está de volta e está na Fitur”, afirmou los Mozos.

Rei Felipe e rainha Leticia foram convidados especiais da abertura.

Rei Felipe e rainha Leticia foram convidados especiais da abertura.

EVENTO DA RETOMADA

Já Javier Sánchez Prieto, presidente da Comissão Organizadora da Fitur e CEO da Iberia, afirmou que esta edição representa o relançamento da nossa indústria turística. “Passamos pela pior crise da nossa história, mas estamos aqui para nos levantarmos juntos e ajudar a impulsionar a recuperação da economia espanhola e internacional, e para ajudar o mundo a voltar aos trilhos, retomando as viagens como um dos elementos distintivos da o progresso da nossa sociedade”, salientou.

“Todos os setores da cadeia de valor do turismo estão focados neste trabalho, na sustentação dos alicerces do setor e no aproveitamento desta oportunidade para olhar além do modelo atual, em termos de qualidade, de profissionalismo. qualificação, excelência no atendimento, reabertura de novos mercados e promoção dos nossos produtos e do nosso país para além da estada turística”, completou Prietro.

Sánchez Prieto ressaltou que pandemia mostrou o quanto o turismo é essencial para o bom desempenho da economia. E afirmou que neste contexto, a realização presencial da feira é um evento para se orgulhar.

AUTORIDADES PRESENTES

A abertura da feira ficou marcada pela ampla presença de autoridades. Além do rei e rainha marcaram presença Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), José Luis Martínez Almeida, prefeito de Madrid, embaixadores e representates políticos de diversas regiões da Espanha.

Ministros do Turismo de todo o mundo também marcaram presença, entre eles o do Brasil, Gilson Machado Neto, que está na Espanha acompanhado pelo secretário executivo, Daniel Nepomuceno e pelo presidente da Embratur, Carlos Brito.

Além deles estiveram na cerimônia os ministros de Albânia, Andorra, Argentina, Costa Rica, Cuba, Croácia, Espanha, Gâmbia, Geórgia, Guatemala, Honduras, Irã, Jamaica, México, Moldávia, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico. Polônia, Portugal, República do Congo, República Dominicana e Sérvia.

Ministro Gilson Machado Neto, Carlos Brito e Daniel Nepomuceno reunidos com o ministro do Turismo da Argentina, Matías Lammens, após abertura da Fitur. (Foto: Roberto Castro/MTur)

Ministro Gilson Machado Neto, Carlos Brito e Daniel Nepomuceno reunidos com o ministro do Turismo da Argentina, Matías Lammens, após abertura da Fitur. (Foto: Roberto Castro/MTur)

Receba nossas newsletters