Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Com presença do presidente Jair Bolsonaro, Gilson Machado toma posse no MTur

Gilson Machado Neto, durante a posse como ministro do Turismo

Gilson Machado Neto, durante a posse como ministro do Turismo

Na manhã desta quinta-feira (17) o presidente Jair Bolsonaro deu posse ao novo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença de autoridades do governo e do trade, inclusive do ex-ministro, Marcelo Álvaro Antônio. O ex-presidente da Embratur foi nomeado para o cargo após a demissão de Marcelo Álvaro Antônio, que comandava a pasta desde janeiro de 2019.

Em seu discurso de posse, Gilson Machado destacou o potencial do setor, que para ele pode se equiparar em importância econômica ao agronegócio. O novo ministro também apontou o turismo de inclusão como uma das pautas prioritárias de sua gestão no ministério.

Machado Neto ressaltou a importância do Congresso para garantir as aprovações necessárias para o setor. “Vamos precisar dos senhores sempre, para que se de a devida importância ao turismo. Vamos ter que corrigir algumas coisas na MP que transformou a Embratur em agência, e contamos com os senhores”, afirmou.

Posse contou com autoridades e lideranças do trade.

Posse contou com autoridades e lideranças do trade.

O ministro ainda destacou a importância do mercado de Turismo e se colocou como um ‘empregado do trade’. “O trade até hoje foi um guerreiro, e sempre levou o turismo do Brasil para o exterior. Eu quero ser e sou um empregado do trade. E sou empregado dos que geram dinheiro e empregos para este setor”, completou.

Em seu pronunciamento, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou o trabalho realizado por Marcelo Álvaro Antônio no Ministério do Turismo e ressaltou as qualidades e a confiança em Gilson Machado Neto. Bolsonaro também afirmou que o governo trabalha para equacionar questões ambientais para transformar regiões, como a de Angra dos Reis, em um pólo turístico. “Podemos fazer algo muito melhor que Cancún com custo zero”, afirmou o presidente.

Jair Bolsonaro durante a posse de Gilson Machado

Jair Bolsonaro durante a posse de Gilson Machado

HISTÓRICO

Machado assumiu a Embratur em maio de 2019, tendo passado pela transformação do órgão, então um instituto, em agência. A ligação de Machado Neto com o presidente é antiga. Antes de assumir a Embratur, trabalhou no governo de transição coordenando os trabalhos na área do Turismo e atuou na Secretaria Nacional de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. O novo ministro é empresário do ramo, tendo uma pousada em Alagoas.

IRRF

Gilson citou o trabalho realizado para redução da alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte para remessas enviadas ao exterior, que de acordo com ele deve ser anunciada em breve. “Ficamos até tarde com o ministro (da Economia) Paulo Guedes e esperávamos anunciar duas medidas, a redução do imposto do leasing de aeronaves a desoneração das remessas ao exterior. Mas isso está muito perto e vamos anunciar essas notícias para o trade”, afirmou Gilson.

Receba nossas newsletters