Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

CNT apoia projeto da nova Embratur e defende reativação das Câmaras Temáticas

O ministro Marx Beltrão comandou a reunião do Conselho ao lado do presidente do Fornatur, Felipe Carreras

O ministro Marx Beltrão comandou a reunião do Conselho ao lado do presidente do Fornatur, Felipe Carreras

Durante reunião do Conselho Nacional do Turismo, nesta terça-feira (15), em Brasília, sob a coordenação do ministro do Turismo, Marx Beltrão, ficou definido uma grande e ofensiva junto aos deputados e senadores para a aprovação de projetos que interessam o desenvolvimento do setor, entre eles o projeto de lei que propõe a transformação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), atualmente uma autarquia, em um serviço social autônomo.”Estou pedindo ajuda por que o congresso só funciona quando é pressionado. Sei disso porque sou parlamentar. Peço a cada um de vocês que atue politicamente no sentido de aprovar esses projetos, em especial a modernização da Embratur”, falou o ministro aos conselheiros que estavam em Brasília para a 49ª reunião do CNT.

Diversos conselheiros se manifestaram de forma contundente a favor da transformação da Embratur em uma agência nos moldes da Apex-Brasil. Com essa mudança, proposta através de um projeto de lei do governo que está pronto para ser votado na Câmara, será possível a Embratur receber recursos de outras fontes que não seja o orçamento da União. Poderá, ainda, celebrar convênios, fazer acordos com empresas privadas e contratar agentes no exterior para fazer a promoção do Brasil por todo o mundo.

“Tenho certeza de que todos aqui entendem a importância desse projeto para o futuro do Turismo brasileiro. Estamos falando de tirar do gesso uma entidade que pode, com recursos adequados, trazer os turistas estrangeiros que vai ajudar a gerar os empregos que nosso País tanto precisa”, comentou Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.

Além do projeto que transforma a Embratur em agência, o Congresso analisa outro que propõe a possibilidade de abertura de 100% do capital das companhias aéreas para investidores estrangeiros. Também está para ser votada a nova Lei Geral do Turismo.

Dentro do programa de reestruturação do CNT está previsto a reativação das chamadas Câmaras Temáticas, que irão apresentar propostas ao MTur para fomento do turismo em seus diversos segmentos. Na ocasião foram eleitos alguns representantes. A CNC terá como representante Eraldo Alves da Cruz, ex-presidente da ABIH e a FBHA terá como representante Alexandre Sampaio

Durante o encontro, foram debatidos temas como a modernização das leis trabalhistas, a melhoria da conectividade aérea e a regulamentação dos serviços de economia compartilhada, como o Airbnb. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, afirmou que vai retomar as câmaras temáticas para discussão das demandas do setor.

 

Receba nossas newsletters