Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Coronavírus: OMT pede paciência e recomenda que restrições sejam seguidas

Secretário-geral da OMT, Georgian Zurab Pololikashvili (Foto: reprodução twitter)

Secretário-geral da OMT, Georgian Zurab Pololikashvili (Foto: reprodução twitter)

À medida que a situação do Covid-19 evolui, a Organização Mundial de Turismo (OMT) tem analisado as restrições totais ou parciais às viagens que foram introduzidas – e continuarão a ser introduzidas – em diferentes partes do mundo. Essas decisões são tomadas com a saúde pública como a principal preocupação.

Essa pandemia afeta todos os níveis da sociedade e o impacto da nas economias, que já estão desacelerando,  tornou o turismo especialmente vulnerável, sendo o setor mais atingido até agora. Além disso, 80% do setor é formado por pequenas e médias empresas, o que significa que hoje existem milhões de pessoas cujos meios de subsistência estão em situação vulnerável.

“Fique em casa, mas viaje mais tarde”, afirmou Zurab.

As pessoas e seu bem-estar devem vir primeiro. Em nota, a OMT afirmou que continua trabalhando em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conduzir uma resposta colaborativa ao Covid-19. Após uma reunião de alto nível na sede da OMS em Genebra, realizado na última terça-feira (10), as organizações destacaram a importância da cooperação internacional e da forte liderança nesses tempos difíceis.

“Este é um desafio compartilhado e todos devemos fazer parte da solução. Quem viaja, seja em missões humanitárias vitais, em viagens de negócios essenciais ou para manter as cadeias de suprimentos funcionando, tem o dever de cuidar de si e de outras pessoas. Não pode haver desculpas ou exceções, pois as pessoas ao redor do mundo estão cumprindo suas responsabilidades. Se você viajar, faça-o com segurança e siga as diretrizes simples, mas eficazes que existem”, afirmou Zurab Pololikashvili, secretário geral da OMT.

A Organização Mundial da Saúde também implementou protocolos de saúde pública baseados nas recomendações da OMS e todos os eventos da organização agendados até 30 de abril foram suspensos e serão reagendados, com base nas recomendações mais recentes dos especialistas.

Para cumprir sua responsabilidade social e cuidar da segurança e bem-estar de suas famílias, os funcionários da OMT trabalharão em casa até o final de março, mas a organização continuará em pleno funcionamento durante esses momentos extraordinários.

Apesar do cenário assustador, o turismo é um setor que ocupa uma posição privilegiada quando se trata de liderar a recuperação futura. O setor fornecerá empregos para pessoas que precisam retornar aos negócios e impulsionará o crescimento econômico que ajudará comunidades e países inteiros a se recuperarem. Mas, por enquanto, é necessário sermos pacientes e preparados.

“Ao ficar em casa hoje, podemos viajar amanhã. E viajar amanhã servirá para criar empregos, celebrar a cultura e promover a amizade e o entendimento entre todos os países”, completou o secretário.

Receba nossas newsletters