Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Vai e Vem

Daniela do Waguinho será a nova ministra do Turismo

Daniela do Waguinho ministra turismo

Daniela do Waguinho, nova ministra do Turismo (Divulgação/Agência Câmara dos Deputados)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva acaba de anunciar a deputada Daniela Mote de Souza Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, como nova Ministra do Turismo, a partir do dia 1° de janeiro de 2023. Natural do Rio de Janeiro (RJ), Daniela Carneiro é deputada federal pelo UNIÃO, partido no qual Lula quer se aproximar para que possa ter justamente uma base mais forte junto aos partidos que compõem a Câmara dos Deputados e consequentemente um maior apoio político no Congresso Nacional.

Daniela do Waguinho foi eleita deputada federal com mais de 213,7 mil votos. É casada com o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, conhecido como Waguinho. A nova ministra tem 46 anos, é professora, já assumiu a secretaria de Educação do Rio de Janeiro e foi secretária de Assistência Social do município de Belford Roxo (RJ). Nesta 56ª legislatura, que vale até dia 31 de dezembro, está em primeiro mandato como deputada federal, reeleita para o segundo mandato.

“A pasta do turismo é essencial para o nosso país e para a economia. Temos um grande desafio pela frente: fomentar cada vez mais o turismo brasileiro. Este é, sem dúvidas, o maior desafio que terei em minha trajetória política”

Daniela é uma das autoras do projeto de lei (PL 5096/2020) que deu origem à Lei Mari Ferrer (Lei 12.245/2021). Abraçou a causa da luta contra a endometriose, doença que atinge uma a cada 10 mulheres. O PL 414/2020, de sua autoria, foi aprovado na Câmara dos Deputados e, após aprovado no Senado Federal, deu origem à Lei nº 14.324 de 12/04/2022. Daniela do Waguinho também é coordenadora da Região Sudeste da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Câmara dos Deputados.

lula daniela reprodução youtube

Lula e Daniela do Waguinho (Reprodução/Youtube Lula)

Em suas redes sociais, Daniela disse estar honrada com o anúncio. “Aceito essa missão com muito entusiasmo. Não faltará empenho, dedicação e garra. A pasta do turismo é essencial para o nosso país e para a economia. Temos um grande desafio pela frente: fomentar cada vez mais o turismo brasileiro. Este é, sem dúvidas, o maior desafio que terei em minha trajetória política. Reafirmo o meu compromisso em seguir realizando uma política de resultados, que possa transformar a vida das pessoas e fazer o Brasil avançar”, disse.

O Ministério do Turismo está entre as pastas negociadas por Lula para que União Brasil, MDB e PSD, conhecidos como partidos de centro, integrem justamente a base aliada do governo eleito no próximo ano. Em contrapartida, o mandatário nomeou 3 nomes de cada sigla para o comando de pastas na Esplanada.

Receba nossas newsletters