Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Em ranking inédito, São Paulo ganha status de melhor marca-cidade do Brasil

Um estudo inédito lançado pela Bloom Consulting, empresa global especializada em Nation e City Branding e Placemaking, analisou a performance dos 100 municípios brasileiros mais populosos nos aspectos: visitar, viver e investir. O levantamento destaca também o desempenho das cinco regiões do país, separadamente, no estudo “Brasil City Brand Ranking©”.

Resultados-da-regional-sudeste(1)

Na Região Sudeste, a empresa elencou os 50 municípios que adotam boas práticas de estratégias de promoção, visibilidade e registram procura proativa por turistas em sites de buscas (Divulgação)

Na Região Sudeste, a empresa elencou os 50 municípios que adotam boas práticas de estratégias de promoção, visibilidade e registram procura proativa por turistas em sites de buscas. A pesquisa também avaliou as cidades que oferecem as melhores plataformas online e redes sociais, além dos melhores indicadores estatísticos nas três categorias que a englobam.

A pesquisa combina os melhores resultados no ranqueamento do Google, estatística e ferramentas únicas. “O ‘Brasil City Brand Ranking©’ é uma pesquisa diferenciada, sem variáveis qualitativas ou de opinião, focada exclusivamente em ‘hard data’. Ou seja, em dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos municípios de forma tangível e realista”, ressalta Caio Esteves, Partner global director of placemaking da Bloom Consulting.

São Paulo é a campeã do “Ranking Regional – Sudeste”

Com uma performance dominante em todos os eixos avaliados (investir, visitar e viver) pelo “Brasil City Brand Ranking©”, São Paulo ganhou o status de melhor marca-cidade do Brasil. Segundo o estudo, além da soberania nas categorias do estudo, a capital paulista também performou bem em parte das variáveis estatísticas e digitais.

Embora, regionalmente, as performances online e em redes sociais de São Paulo tenham ficado abaixo de municípios como Rio de Janeiro e Campinas, o desempenho máximo na análise dos resultados de sites de busca garantiu o 1º lugar no ranking.

Marcas Estrela

Marcas-Estrelas

Curitiba foi reconhecida nacionalmente pela categoria (Divulgação)

O “Brasil City Brand Ranking©” criou a categoria “Marcas Estrela” para reconhecer as cidades que se destacaram nos três eixos analisados pelo levantamento (visitar, viver e investir), tanto regionalmente, quanto nacionalmente. Na Região Sudeste, São José dos Campos (SP) foi a cidade vencedora. A cidade conquistou, regionalmente, o 8º lugar no eixo “Viver”, constando ainda entre as 30 melhores do Brasil. Além disso, também se destacou em “Visitar”, com altos índices estatísticos de qualidade de vida.

Nacionalmente, a vencedora é Curitiba. O quesito “Viver”, Campinas levou a melhor, enquanto “Visitar” ficou com Florianópolis e “Investir” com Brasília. No Centro-Oeste, Goiânia se destacou. No Norte, Manaus; no Nordeste, Maceió; e no Sul, Curitiba e Maringá foram as reconhecidas na categoria “Marcas Estrela”

São Paulo domina principais ambientes para negócios

Palácio Quitandinha em Petrópolis (Foto: Embratur)

Palácio Quitandinha em Petrópolis, que ganhou destaque ao conquistar o 11º lugar no eixo “Visitar” (Divulgação/Embratur)

A Região Sudeste é a responsável por metade das cidades analisadas no primeiro “Brasil City Branding Ranking©”. O seu desempenho é destacado pela força dos municípios do interior paulista, especialmente no eixo “Investir”, já que sete dos 10 principais ambientes para negócios na região, estão localizados no estado de São Paulo.

Além da capital paulista, Campinas, Sorocaba, Guarulhos, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes e Santos compõem o Top 10 do Ranking Regional Sudeste, que conta ainda com Rio de Janeiro, e as mineiras Belo Horizonte e Uberlândia.

Petrópolis (RJ) ganhou destaque ao conquistar o 11º lugar no eixo “Visitar”, o que pode ser considerado um excelente resultado se comparado aos desempenhos inferiores em “Investir” e “Viver”. Resultado que indica a tendência da cidade em se manter entre os destinos turísticos mais procurados do Sudeste.

Receba nossas newsletters