Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos

Emergentes, consolidados e em alta: os destinos que serão tendências na retomada

Vista aérea da cidade de Natal, apontada como um dos principais destinos no Travelers Choice e também no levantamento do MTur

Vista aérea da cidade de Natal, apontada como um dos principais destinos no Travelers Choice e também no levantamento do MTur

No mês de junho, quando o mercado de turismo começava a se reaquecer, após dois meses baixa procura, o setor era quase unânime em dizer que a retomada seria pelo turismo doméstico.  Depois de seis meses, o que era uma previsão do mercado se mostrou uma realidade, como foi possível perceber nos feriados de setembro, outubro e novembro e nas festas de fim de ano.

Contribuíram para esta recuperação do doméstico a busca por segurança em um destino mais próximo e também a extensão de restrições a brasileiros em destinos como Estados Unidos Europa, e também um segundo fechamento de vizinhos sul-americanos após o surgimento da variante brasileira do coronavírus.

Em meio a esta tendência de viagens nacionais, que deve se estender também por todo o ano de 2021, alguns destinos despontaram, tanto por reunir infraestrutura e atrativos turísticos, como por apresentar protocolos que garantiram uma sensação de segurança aos visitantes em meio a pandemia.

Cidade de Campos do Jordão foi listada como um dos destinos em alta na premiacão do TripAdvisor

Cidade de Campos do Jordão foi listada como um dos destinos em alta na premiação do TripAdvisor

Grandes exemplos deste destaque entre os destinos nacionais são Natal, no Rio Grande do Norte, e Campos do Jordão, em São Paulo. Ambos aparecem na lista de vencedores do Travellers’ ChoiceAwards 2021, premiação do Tripadvisor que reconhece os melhores destinos na opinião dos turistas. As cidades aparecem na categoria ‘Destinos em alta no mundo’, que aponta destinos que cresceram em popularidade, ganharam avaliações positivas e inspiraram a vontade de visitar de novo mesmo em meio a pandemia.

Outros destinos consolidados, como Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL) aparecem no topo da lista de tendências de viagens nos próximos meses em um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, que tem com base em dados dos principais buscadores de viagem.

NATAL E CAMPOS DO JORDÃO

Além de atrativos como a praia de Ponta Negra e Morro do Careca, Natal também reúne uma ampla e diversa oferta hoteleira e aproveita da proximidade com outros destinos de destaque no Rio Grande do Norte, como, Tibau do Sul, (Pipa), Maracajaú e São Miguel do Gostoso.

Mas não são só atrativos que levaram o destino a esta posição de destaque. Já em maio de 2020, o trade do Rio Grande do Norte se articulou com o governo para elaborar um plano de retomada. Foram realizadas ações, como a criação de um protocolo de segurança sanitária e um plano de treinamento para habilitar as empresas a atuarem de acordo com as novas recomendações de biossegurança.

Dunas de Genipabu, em Natal, destino que aparece entre as principais escolhas nos dois levantamentos

Dunas de Genipabu, em Natal, destino que aparece entre as principais escolhas nos dois levantamentos

Além de aproveitar as diretrizes do Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, Natal e os principais destinos do estado criaram protocolos para atividades e características específicas do estado. A articulação do trade local facilitou a implementação nos principais serviços e estabelecimentos turísticos. Esta articulação contribuiu não só para atrair novas viagens, mas para captar turistas que tiveram suas viagens internacionais canceladas e utilizaram o crédito em produtos nacionais.

Já a cidade de Campos do Jordão, um dos principais polos turísticos do estado de São Paulo também se beneficiou de sua estrutura e organização. Além de seguir diretrizes criadas pelo Plano São Paulo, o município editou protocolos específicos para cada atividade, e os estabelecimentos precisaram assinar um termo de adesão para garantir sua implementação. Protocolos incluíram redução de capacidade, distanciamento e horários de funcionamento reduzido, além de ações de orientação para turistas.

Campos do Jordão também desfrutou das preferências de turistas de São Paulo, principal polo emissor do Brasil, que optaram por viagens para destinos próximos e pelo modal rodoviário.

CHAPADA DOS VEADEIROS E DESTINOS EMERGENTES

Na lista do Travellers’ ChoiceAwards outros destinos brasileiros também aparecem com destaque. É o caso da Chapada dos Veadeiros, localizada entre nos municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante eleito um dos 25 melhores “Parques Nacionais” na premiação.  Segundo a avaliação dos internautas, o local é ideal para quem quer encontrar cachoeiras de tirar o fôlego, piscinas naturais brilhantes e formações rochosas estonteantes. O parque também entrou em uma lista semelhante na NationalGeographic.

Ubatuba é listada pelo TripAdvisor como um destino emergnete

Ubatuba é listada pelo TripAdvisor como um destino emergnete

Já os municípios de Armação dos Búzios (RJ) e Ubatuba (SP) estão entre os 25 destinos emergentes, aqueles que os viajantes mais “guardaram” na plataforma e que estão considerando para a próxima viagem. A cidade fluminense é conhecida por atrair surfistas, mergulhadores e turistas a fim de aproveitar as mais de 20 praias disponíveis e o município paulista, também, é um paraíso para os surfistas, sendo conhecida como a capital do Surf de São Paulo, além de ser um importante centro náutico.

DESTINOS CONSOLIDADOS NA TENDÊNCIA DOS SITES DE BUSCA

No levantamento do MTur apareceram novamente municípios listados pelo TripAdvisor, como Ubatuba e Natal, além de muitos municípios consolidados no turismo doméstico.

Os destaques ficaram por conta do Sudeste e Nordeste com sete destinos cada. Do Sudeste aparecem Angra dos Reis (RJ), Belo Horizonte (MG), Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Sebastião (SP) e Ubatuba (SP). No Nordeste, os sete destinos são: Fortaleza (CE), Ipojuca (PE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA). A região Sul conta com quatro destinos: Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS).

Foz do Iguaçu está entre os destinos mais buscados no levantamento do Ministério do Turismo

Foz do Iguaçu está entre os destinos mais buscados no levantamento do Ministério do Turismo

“O levantamento reforça que estamos no caminho certo para que a retomada aconteça. O turismo doméstico tem um enorme potencial que merece ser conhecido pelos brasileiros. É com esse foco que o Ministério do Turismo vem trabalhando – oferecer melhor infraestrutura, serviços cada vez mais qualificados e seguindo os protocolos de biossegurança”, comentou o ministro Gilson Machado Neto.

Os destinos seguem a tendência de comportamento identificada em viajantes pós-covid de optar por destinos de natureza ou com foco no turismo rural. De acordo com o Booking, 59% dos entrevistados pretendem ir para um destino de natureza próximo. Ainda segundo o buscador, outra forte tendência é a opção por viagens rápidas, três em cada quatro (73%) brasileiros querem fazer mais viagens curtas em 2021 do que fizeram em 2019 – ocupando, mais uma vez, o primeiro lugar no ranking global em meio aos viajantes que demonstraram esse desejo.

Receba nossas newsletters