Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

FITA 2020 busca unidade para vender Amazônia em bloco

André Dias, secretário de Turismo do Pará

André Dias, secretário de Turismo do Pará

SÃO PAULO – Uma feira para vender a Amazônia. Este sempre é o principal mote da Feira Internacional da Amazônia (Fita), que neste ano acontece entre os dias 3 e 5 de abril, em Belém. Para esta edição, no entanto, o objetivo está sendo buscado com outras estratégias. A primeira é o foco em buyers e convidados que já se interessam pelo destino. A segunda é criar atrativos para o público final, especialmente moradores locais para despertar o desejo de conhecer melhor a região.

“Queremos dar continuidade à tradição e ao potencial que a Fita sempre teve, mas a ideia é consolidar como um evento efetivamente amazônico. Estamos no Pará, mas não é uma feira de Turismo só do Pará é da Amazônia e por isso a participação de todos os estados da região é muito importante”, afirmou o secretário de Turismo do Pará, André Dias. “Por conta de questões logísticas todo fluxo acaba convergindo para o sudeste e o norte acaba tendo menos turistas do que poderia. É isso que queremos mudar. Em bloco podemos vender o turismo na Amazônia e fomentar mais a região. E a Fita é um instrumento importante para isso”, complementou.

Um dos objetivos, segundo o secretário, é que os estados não estejam apenas presentes de maneira institucional, mas que levem os seus produtos e roteiros. “O objetivo é vender a Amazônia em bloco, assim a gente ganha competitividade nacional e internacional. Ocupamos cerca de 60% do território nacional, mas ainda somos pouco conhecidos pelos por aqueles que não habitam a região”, acredita.

Paraupebas

Uma das novidades da Fita neste ano é Paraupebas, que será o destino anfitrião. Ela terá um estande de destaque tem como meta apresentar a cidade ao belenense. “Paraupebas tem buscado se consolidar no Turismo. Não é uma das nossas cidades mais tradicionais, mas possui produtos diferentes. Ela está localizada na Serra dos Carajás, que é uma das regiões mais bonitas do estado, com serras, montanhas, florestas e cachoeiras”, destacou.

Outro parceiro de destaque na Fita 2020 será o Sebrae, que já apóia o Turismo do Pará há bastante tempo. Segundo Dias, o órgão está desenvolvendo, através do Investe Turismo, três rotas gastronômicas que serão mostradas durante a feira.

Hosted Buyers

A Fita contará ainda com um programa de hosted buyers que terá – além de operadoras nacionais – convidados de alguns dos principais emissores europeus, como Portugal, por exemplo. Eles participarão também de um fantour e de uma rodada de negócios. “A feira abrirá primeiro para os hosted buyers para que eles possam ir até os fornecedores para negociar”,contou.

Promoção

Além da Fita o estado do Pará tem outras estratégias para promover o destino. Segundo Dias, o estado já participou da New York Times Travel Show e estará com estande na BTL de Lisboa, além de participações da ITB de Berlim e WTM de Londres.

Receba nossas newsletters