Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Fórum em Santa Catarina discute competitividade no Turismo

Por Jefferson Severino

Vinicius Lummertz, ministro do Turismo

Vinicius Lummertz, ministro do Turismo

FLORIANÓPOLIS (SC) – Acontece nesta terça-feira (20) no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC) o Exame Fórum Turismo, cujo tema é “Como tornar o Brasil um destino mais competitivo no cenário mundial”. o evento reúne especialistas, autoridades e líderes empresariais para discutir as perspectivas, oportunidades e desafios para o setor de turismo. Vinícius Lummertz, Ministro do Turismo, será o responsável pela palestra de abertura, cujo foco principal é o avanço do turismo no Brasil.
Outra presença  é a do filósofo italiano Domenico De Masi, conhecido pelo conceito de “ócio criativo”, em que trabalho, aprendizado e prazer se combinam para gerar desenvolvimento econômico com justiça social. De Masi, que também é autor de diversas obras, algumas delas tidas como revolucionárias, falará sobre o futuro do turismo no Brasil.
“O Turismo é um dos grandes vetores do desenvolvimento da economia e nós, de Santa Catarina, temos um potencial grande. Somos um estado vitorioso no Turismo, mas o que não conseguimos é estar no topo da agenda nacional. O Turismo ainda não conquistou este prestígio. É mais do que potencial, o setor dá retorno. No ano passado, medimos com a FGV mais de R$ 10 bilhões em entrada de divisas no estado durante a temporada de verão”, destacou.
Para Lummertz, um dos maiores problemas para o desenvolvimento do Turismo no Brasil é justamente o estado, tanto na esfera municipal, estadual, como federal. Segundo ele, os governos colocam amarras ao crescimento do setor, por isso é difícil aproveitar todo o potencial do País, considerado o maior do mundo quando se fala em recursos naturais para o Turismo. “Buscamos solucionar os problemas, mas com muito sacrifício conseguimos o visto eletrônico, por exemplo. Agora, com o governo colocando esta prioridade e apoiando o empresariado, o Turismo pode pular na frente. Temos o maior potencial do mundo, mas o ambiente de negócios é tóxico”, destacou.
Domenico Masi, filósofo italiano

Domenico Masi, filósofo italiano

O Fórum trará ainda executivos do segmento debatendo a respeito de como as empresas devem se preparar para acompanhar as tendências do turismo global. Casos de sucesso de startups que estão revolucionando o setor turístico brasileiro também serão apresentados durante o evento. Caio Martins, Co-Founder da Dubbi & Instaviagem.com, agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados, e Roberta Guimarães, fundadora da GoLocal, startup de turismo que alia passeios tradicionais a atividades em projetos sociais e ambientais, estão entre os confirmados para este ciclo.
Receba nossas newsletters