Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

France Excellence 2022 debaterá a reinvenção do luxo em São Paulo

Caroline Putnoki, Atout France

Caroline Putnoki, diretora da Atout France no Brasil (Divulgação)

Atout France realiza no próximo dia 19 de setembro, no Rosewood São Paulo, a segunda edição do France Excellence, evento sobre o luxo francês no Brasil, cujo tema é “Le goût de la création”, ou “O gosto da criação”. O encontro reunirá profissionais franceses e brasileiros do turismo, da hotelaria, da moda, das artes e da gastronomia. O evento também terá transmissão online, em uma plataforma digital própria para uma audiência espalhada pelo Brasil e América Latina.

E a reinvenção do luxo é um dos temas do France Excellence 2022. A definição e os atributos do luxo são também passageiros ou universais e atemporais? Sim, luxo não é modismo, uma vez que exige durabilidade e tradição, segundo Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul, que espera chegar a alguma conclusão com a segunda edição do France Excellence.

“Seguimos nesta segunda edição do France Excellence confiantes no potencial francês de apontar os caminhos para o segmento de alto padrão. Nosso objetivo é promover intensos e profundos debates em torno do futuro das viagens e experiências de luxo, incentivando o intercâmbio de informações entre os dois países e inspirando profissionais brasileiros e franceses a seguir adiante em seus desafios, sem jamais esquecer da sustentabilidade como novo atributo essencial deste mercado”, explica Putnoki.

Programação

unnamed

O encontro reunirá profissionais franceses e brasileiros do turismo, da hotelaria, da moda, das artes e da gastronomia

Seguindo o modelo da primeira e bem-sucedida edição em 2021, o France Excellence este ano terá abertura presencial da Embaixadora da França no Brasil, a senhora Brigitte Collet. Em seguida, o escritor, historiador e pesquisador do Instituto Europeu de História das Culturas e da Alimentação, Loïc Bienassis, irá proferir uma conferência cujo tema é “O paladar francês e a refeição gastronômica francesa na UNESCO”.

Em seguida, a mesa-redonda “O gosto da criação e a criação do gosto” terá como participantes o chef Laurent Suaudeau, diretor da Escola de Artes Culinárias que leva seu nome; Laurent Guez, crítico gastronômico do jornal francês Les Echos e do chef Jérôme Lacressonnière, diretor do Ducasse Conseil. A mediação ficará a cargo do jornalista Josimar Melo.

O segundo debate do dia “Os desafios da criação hoje diante da sustentabilidade” contará com a participação do proprietário do hotel The Brando, Richard Bailey, direto do Tahiti, e da vice-presidente de desenvolvimento ambiental do grupo LVMH-Moët Henessy Louis Vuitton, Hélène Valade. O moderador será Carlos Ferreirinha, presidente da MCF Consultoria.

O evento será encerrado com a palestra de Bénédicte Épinay, CEO do Comité Colbert, associação que reúne todas as marcas de luxo da França. A executiva trará informações de como as grandes maisons francesas lidam com a sustentabilidade e as tendências e desafios atuais do segmento do luxo em suas múltiplas manifestações: hotelaria, gastronomia, moda, perfumaria.

Entre os dias 20 e 22 de setembro serão organizados encontros entre fornecedores franceses do turismo e agentes e operadores de viagens brasileiros e latino americanos.

EXPOSITORES – Além dos patrocinadores, também participarão dos encontros a região Auvergne-Rhône Alpes, o Palácio de Versalhes, Bateaux Parisiens, os hotéis Bernard Loiseau, Evok Hotels, Napoléon Paris, Negresco, Anantara Plaza Nice Hote, l’hôtel de Beaune, Les Maisons de Clair de la Plume, o Mandarin Oriental Paris e o Westin Paris Vendôme. Os escritórios de turismo de Aix-en-Provence, Grand Reims, Peisey Vallandry, Marseille e Nice Côte d’Azur também marcarão presença. As lojas de departamento Galeries Lafayette, La Samaritaine e Printemps, e os DMCs KTS France, Voyages Service Plus, Kalei d’Ouest e Wines& Châteaux completam a lista de expositores.

“O expressivo número de parceiros franceses é a prova incontestável do interesse histórico e investimentos que a França tem no Brasil. A retomada já é uma realidade e estamos recuperando, rapidamente, o número de turistas brasileiros antes da pandemia. Esta segunda edição propõe uma imersão no luxo francês , da gastronomia até a moda. Vamos falar de criação, gosto, paladar. Além, é claro, dos desafios para o futuro.”, completa Caroline.

Receba nossas newsletters