Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Luiz Henrique Mandetta deixa Ministério da Saúde; Nelson Teich assume

Ministro Luiz Henrique Mandetta deixa o Ministério da Saúde (Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ministro Luiz Henrique Mandetta deixa o Ministério da Saúde (Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Em meio a crise causada pela pandemia do Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro resolveu trocar o comando do Ministério da Saúde – pasta que está à frente das ações de combate ao novo coronavírus. Luiz Henrique Mandetta, que está à frente do Ministério desde janeiro de 2019, deixa o cargo após desgastes com Bolsonaro, uma vez que ambos divergem em questões sobre as ações a serem todas em meio a pandemia. O agora ex-ministro defende o isolamento total e o uso de novos medicamentos após rigorosos estudos. Ao passo que o presidente prefere o isolamento vertical (apenas dos grupos de risco) e a ampliação do uso da Cloroquina ou Hidroxocloroquina em todas as fases do tratamento.

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu em uma rede social.

A situação se tornou insustentável nos últimos dias e, no início da tarde desta quinta-feira (16) Mandetta foi chamado para uma reunião no Palácio Planalto, onde foi informado da demissão. Ele anunciou a demissão em uma de suas redes sociais. Luiz Henrique Mandetta é médico ortopedista e filiado ao DEM. Ele já foi secretário de Saúde de Campo Grande e deputado federal.

O substituto de Mandetta será o médico oncologista e empresário Nelson Teich. Ele foi consultor informal da vitoriosa campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018, tanto que antes mesmo do início do governo ele tinha sido cotado para assumir a pasta.

 

Receba nossas newsletters