Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Vai e Vem

OMT reelege Zurab Pololikashvili como secretário-geral

ffd2fe82-b1f6-4e29-b1f9-0ee46f0582f4

O encontro, realizado em Madri, na Espanha, também foi palco da 1ª reunião do ano do Comitê Global de Crise do Turismo (Divulgação/OMT)

A Organização Mundial do Turismo realizou a 113ª Reunião de seu Conselho Executivo, nesta semana (18 e 19). O encontro, realizado em Madri, na Espanha, também foi palco da 1ª reunião do ano do Comitê Global de Crise do Turismo, instituído pela OMT no início da pandemia de Covid-19 como forma de unir o setor e liderar uma resposta forte e consistente à crise.

Na ocasião, o Conselho Executivo da entidade também decidiu, por ampla maioria (25 votos a 8), recomendar a recondução ao cargo do atual secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, para o período de 2022-2025. A eleição deverá ocorrer na 24ª Assembleia Geral da organização, prevista para Marraquexe, no Marrocos, em outubro de 2021.

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT até 2025

Ainda durante o encontro, o Comitê reuniu líderes do turismo de todo o mundo, bem como agências da ONU e representantes da sociedade civil e do setor privado, para apresentar planos concretos a fim de assegurar o reinício do turismo. Dentre as principais questões discutidas, as vacinas contra Covid-19 e como elas podem ser parte de uma abordagem harmonizada para reiniciar o turismo, inclusive por meio do uso potencial de passaportes de saúde; e a necessidade de um esforço integrado em prol de uma campanha global para restaurar a confiança no turismo.

Como membro, Brasil leva delegação de MTur e Embratur

Como membro, o Brasil, representado pelo Ministério do Turismo e a Embratur, contou com uma delegação chefiada pelo secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Diniz Nepomuceno. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou de forma online da reunião, ao lado do presidente da Embratur, Carlos Brito.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o Brasil apoia a candidatura de Zurab Pololikashvili por entender que será garantida a continuidade de um trabalho realizado com excelência. “Sua experiência, capacidade e compromisso com o turismo, bem como sua atuação frente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 ao turismo internacional, vêm contribuindo significativamente para a reconstrução do setor em todo o mundo”, declarou Machado Neto.

Para o secretário executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, reconquistar a confiança dos turistas é fundamental para a reativação do setor. “O Brasil tem atuação ativa no Comitê de Crise da OMT desde sua criação, assim como, assumiu um papel de liderança na organização que trabalha na elaboração de um código para a proteção dos turistas. Propiciar a sobrevivência do setor e impulsionar a recuperação da confiança dos viajantes são prioridades do Ministério do Turismo do Brasil”, disse.

Receba nossas newsletters