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Destinos

Pernambuco investe cerca de R$ 300 mil no Turismo Criativo e de Aventura

A Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) anunciaram nesta quarta-feira (9), a designação de R$ 290 mil para os projetos de fomento do turismo criativo, por meio do Rede Nacional de Experiência e Turismo Criativo (Recria) e do Plano de Estruturação do Turismo de Aventura em parceria com a Adventure Travel Trade Association (ATTA), contemplando municípios do interior.

Participaram da reunião virtual Rodrigo Novaes, secretário de Turismo de Pernambuco, Antonio Neves, presidente da Empetur, além de parceiros dos projetos e a imprensa nacional

Participaram da reunião virtual Rodrigo Novaes, secretário de Turismo de Pernambuco, Antonio Neves, presidente da Empetur, além de parceiros dos projetos

A escolha dos municípios foi feita por critérios técnicos, compreendendo as aptidões geográficas e as inclinações culturais e artesanais. “Desde que assumimos a gestão estamos trabalhando para tornar Pernambuco um estado plural de atrativos, fazendo por meio da capacitação com que os municípios tenham autonomia para se desenvolverem economicamente, principalmente no interior do estado”, declara Rodrigo Novaes, secretário de Turismo de Pernambuco.

Com 160 mil reais de investimento, o Planejamento Estratégico do Turismo de Aventura consiste no mapeamento, análise, capacitação e estruturação do potencial de atividades de aventura, seja para o soft ou hard Adventure, em 33 municípios contemplados. As visitas técnicas iniciam nesta quinta-feira (10), e a entrega do documento será feita o final do primeiro semestre, para então, no segundo semestre, a etapa de implementação ser iniciada, com as ações de estrutura necessárias.

Antonio Neves, presidente da Empetur, evidencia que os investimentos podem ser feitos tanto por meio da esfera pública quanto por empresas privadas parceiras. Já no quesito Turismo Criativo, serão 28 municípios contemplados com o mapeamento dos potenciais, capacitação, criação de produtos, roteiros, promoção e comercialização dos produtos elaborados. Nessa ação há o aporte de 130 mil reais.

“Trabalharemos com suporte virtual e acompanhamento do desenvolvimento das atividades em todas as etapas, estimularemos a atuação colaborativa entre os municípios, a fim de criar roteiros interligados. O Turismo criativo, principalmente no interior, é uma fonte inesgotável de possibilidade e não tem restrição de idade”, afirma Larissa Almeida, cofundadora da Recria.

“A seleção das áreas que trabalharemos foi feita com base naquele que possuem maior capacidade para o desenvolvimento do turismo de aventura. Precisamos fazer um filtro para que quando der certo, outras localidades se sintam inclinadas e posteriormente entrem no projeto”, declara Gustavo Timo, diretor da Atta no Brasil.

Rodrigo Novaes aproveitou para esclarecer que por se tratar de projetos que estão em sua fase inicial, ainda não há estimativa de retorno financeiro ou números de atração de público, para tal projeção será preciso aguardar a etapa de implementação.

“O turismo precisa ser uma ferramenta para a geração de renda que fortaleça os destinos já conhecido e apresente novas possibilidades aos turistas”, endossa Rodrigo. Já Antonio Neves complementa abordando planos futuros. “É a primeira vez que fazemos um programa desse tipo e vemos a possibilidade dele ser ampliado”, declara.

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