Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Turismo em Dados

Pernambuco retoma volume pré-pandemia de atividades turísticas

Milu Megale - Secretária de Turismo de Pernambuco (17) (1)

Milu Megale, secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco

Pernambuco já apresenta uma recuperação total do volume das atividades turísticas no primeiro quadrimestre de 2022, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE. A média do índice de atividades do período de janeiro a abril deste ano totaliza 111,5, o mesmo resultado realizado no primeiro quadrimestre de 2019. Os quatro primeiros meses de 2022 superam em 41,7% o mesmo período em 2021, à época da pandemia.

Observando-se apenas o índice nacional neste ano, também na média de janeiro a abril, Pernambuco ocupa a vice-liderança no ranking, ficando atrás somente de Goiás, com 121,2. A análise desconsidera o calendário cultural de eventos, observando a atividade turística regular. No mesmo período, a média nacional, que foi de 89,6.

“É muito bom ver, mês a mês, que o Estado segue crescendo, que o nosso turismo está aquecido e que recebemos cada vez mais visitantes. Ter esta confirmação do IBGE é ainda mais importante, porque se trata de um instituto tradicional, que estuda todas as principais capitais do País. Esses dados nos animam a promover ainda mais ações e projetos que possam ajudar a trazer mais turistas a Pernambuco, e que isso possa despertar também o trade local para que novos negócios sejam gerados e mais empregos também”, pontua a secretária de Turismo e Lazer de PE, Milu Megale.

Com relação ao índice da Receita Nominal com ajuste sazonal, também estudado pelo IBGE, na média de janeiro a abril, o Estado ocupou o segundo lugar no ranking do Nordeste. Pernambuco acumula 139,9 de média, atrás apenas da Bahia (148,3). O Ceará fecha o ranking com 136,9. Em comparação ao mesmo período, em 2021, o índice de Receita cresceu em 55,5%.

Receba nossas newsletters