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Destinos

Quer vender Alemanha? Margaret Grantham explica como; veja 5 dicas

Rothenburg, na Baviera, fica a uma hora e meia de Nurembergue

Rothenburg, na Baviera, fica a uma hora e meia de Nurembergue

Bicicleta, vinhos, cerveja, gastronomia, cultura, história, castelos, natureza, vida noturna, grandes metrópoles… A Alemanha pode ser pequena em tamanho, mas vem mostrando ao mundo como trabalhar o turismo. Produtos diversificados e atraentes instigam os turistas que cada vez mais procuram se aventurar pelas milhares de rotas alemãs. Com um investimento crescente no Brasil, a Alemanha vê o aumento do interesse dos brasileiros, porém as operadoras e agências de viagens continuam batendo na mesma tecla, e afirmam que o destino não é o mais procurado quando se falar de Europa.

Como é possível que um país com tanta variedade de produtos e que analisa um enorme potencial no Brasil se mantenha tão abaixo das expectativas? Margaret Grantham, responsável pelo Centro de Turismo Alemão no Brasil, explica algumas das dificuldades de promover o país no Brasil.

Margaret Grantham, do DZT

Margaret Grantham, do DZT

“Em primeiro lugar, os agentes precisam se capacitar e perder o medo de oferecer o destino como uma opção para os brasileiros. Muitos preferem vender aqueles destinos que já estão acostumados e não oferecem algo diferente para o cliente”, aponta. Na sequência, inovar é a palavra-chave. Grantham destaca que o viajante que procura a Alemanha quer fugir dos roteiros básicos, dos roteiros óbvios. “Tem que criar roteiros únicos, diferentes, personalizados. Estamos no Brasil para ajudar os profissionais”, enfatiza.

Sobre a demanda, Margaret não deixa dúvidas: “A demanda existe, mas os profissionais de turismo não estão atendendo esse cliente. Se compararmos o número de brasileiros que viajam para o destino com o número de vendas que ocorre via agência, vemos que o trade está perdendo passageiros não apenas para as OTA’S, como principalmente para a internet de forma geral. Muitos turistas procuram informação online e montam seus próprios roteiros a fim de fugir dos pacotes engessados oferecidos nas empresas. Eles querem novidades”.

Segue abaixo 5 dicas da diretora para vender melhor a Alemanha:

  • Capacitação: A primeira dica é se capacitar para conseguir oferecer, com segurança, as opções de roteiros para o destino. Além de workshops que a Alemanha realiza junto aos profissionais no Brasil, os agentes e operadores ainda podem conferir um extenso material e informações online, através do site da Alemanha www.germany.travel.
  • Novos produtos: Na sequência, Grantham afirma que é imprescindível pensar em novos roteiros, em pacotes personalizados. “O destino tem muito a oferecer para os turistas brasileiros, como rotas de cerveja, de bicicleta, a rota romântica que passa pelos castelos mais famosos e bonitos da Europa, cidades medievais, tradicionalismo, vinícolas e muito mais. O passageiro não quer mais um pacote engessado de dois dias em Berlim, ele quer conhecer outros destinos. Vivenciar a gastronomia, a cultura e ter experiências, esse é o foco”, destaca Margaret.
  • Destinos combinados: Esta é uma opção criativa. Combinar a Alemanha com outros destinos da Europa é um apelo um tanto quanto interessante uma vez que raramente brasileiros vão à Europa para fazer um único país. Outra opção é combinar diversos destinos e cidades alemãs em um único roteiro, possibilitando que o visitante não faça apenas Berlim ou Munique, mas também conheça cidades menores, mas que encantam aos brasileiros, como Stuttgart, Rothenburgo, Nurembergue, Baden-Baden e Bamberg.
  • Aposte no fluvial: Uma demanda que tem crescido é por cruzeiros fluviais. Margaret Grantham explica que os navios fluviais são uma excelente opção não apenas por combinarem transporte, alimentação e acomodação, mas porque estas embarcações conseguem chegar mais próximas das pequenas cidades e portos. Além disso, os roteiros dos navios geralmente já estão prontos, basta apenas vender. “São roteiros diferentes que fogem dos pacotes que os brasileiros conhecem. Tem tido muito interesse esse tipo de passeio”, pontua. Além disso, é possível combinar uma viagem a bordo do cruzeiro com um pré ou pós tour em terra. “O passageiro aproveita que já está na Europa e acaba viajando mais. É uma excelente oportunidade de vendas”, enfatiza.
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