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Feiras e Eventos

SPCVB aponta para reativação do setor de eventos

Toni Sando, presidente-executivo do Visite São Paulo

Toni Sando, presidente-executivo do Visite São Paulo

Com o avanço da vacinação, o setor Meetings, Incentives, Conferences & Exhibitions (Mice) começa a projetar um futuro promissor a curto prazo e iniciar um planejamento mais conciso para os próximos meses, como indicam análises do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB). O Calendário de Eventos da entidade tem uma amostra de 600 eventos previstos para 2020, entre congressos, feiras, simpósios e demais tipologias, sendo que apenas 51% foi realizado e, deles, 118 foram on-line.

“O setor de turismo, eventos e viagens, como já se é sabido, foi um dos mais impactados pela crise, tendo quase que sua totalidade da economia parada. O que se descobre depois é que, diferente de outros segmentos, para retornar de forma gradual ou plena, é preciso que se cumpra uma série de requisitos que extrapolam o controle da pandemia e dos protocolos de saúde, higiene e bem-estar. De tal forma, somente agora, com o avanço da vacinação, que se é possível traçar de forma mais assertiva a retomada dos encontros de qualquer segmento”, comenta Toni Sando, presidente Executivo do SPCVB. “Sem conhecer como a pandemia se comportaria nos primeiros meses, os promotores e organizadores adiaram, primeiramente, seus eventos para o segundo semestre de 2020. Há congressos, entretanto, que passaram por até três mudanças de datas, o que impactou também no calendário de 2021”, completa.

A análise do executivo corresponde com os números do calendário. Com uma amostra de 626 eventos previstos para 2021, 41% foi realizado de forma digital, 27% sofreu mudança de data ainda para o mesmo ano, e 32% foi reprogramado para 2022. Fazendo um recorte focado nos eventos nacionais captados, o cenário se assemelha.

Eventos captados são aqueles que não fazem parte da agenda habitual de um destino, sendo atraídos com apoio do trabalho do SPCVB, que realiza uma grande articulação com seus associados, entidades e poder público para tornar São Paulo competitivo frente a outros destinos.

Para 2020, eram aguardados 11 novos eventos nacionais. A pandemia impactou na mudança de datas, de local e na alteração para sua realização virtual (cinco, ao todo). Contudo, desta base, segue confirmado ainda para 2021 em São Paulo o XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da SBCBM, que deve atrair 2 mil participantes.

Ele se une ainda aos eventos captados previstos para 2021 que permanecem confirmados, como o Congresso Brasileiro de UFOLOGIA, UFO Summit Brazil, Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP), que somam mais 3.600 participantes, além de 3 com realização virtual.

“Por mais que a tecnologia se mostrou muito útil para a realização de eventos digitais e híbridos, sabemos que não substituem a experiência do presencial. E é no ao vivo que o destino se integra ao evento, exponencializando os resultados e gerando emprego e renda a toda a cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens”, aponta Sando.

No segundo semestre de 2021, o SPCVB já se programa para atuar nos mercados M.I.C.E. americano e europeu para promoção de destino e prospecção de novos eventos, durante a IMEX America e IBTM World, ambas previstas para novembro. “Este ano, além da prospecção de novos negócios para SP, é essencial que estejamos atentos e pró ativos na aproximação com o mercado internacional, já que muitos outros destinos já reabriram para o turismo. São Paulo precisa manter sua competitividade”, esclarece.

PROSPECÇÕES

Toni Sando abre que o mercado internacional trabalha para realização de eventos a médio e longo prazo, “por isso a relevância do SPCVB estar muito concentrado frente aos congressos internacionais que estão com a candidatura em aberto e que precisam definir suas sedes neste ano”. Para isso, é necessário o envolvimento da associação local, articulação de contato com órgãos governamentais, realização de parcerias com organizadores de congressos, levantamento de dados e informações personalizadas do destino para a elaboração da candidatura.

“É essencial seguirmos conectados com os clientes nacionais, para cumprirmos os requisitos das captações e os entregarmos no prazo. As realizações de eventos internacionais em anos futuros continuam dependendo da pesquisa e esforço de articulação do CVB, adaptados às necessidades dos clientes e novas ofertas de eventos híbridos. Vale destacar que a base para manter o SPCVB ativo é a mensalidade de seus membros e o repasse do Room Tax dos hotéis associados”, finaliza.

 

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