Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Suíça registra 250 mil pernoites de brasileiros em 2019

Christina Gläser, diretora do Turismo da Suíça

Christina Gläser, diretora do Turismo da Suíça (Eric Ribeiro/M&E)

SÃO PAULO – A Suíça registrou em 2019 um crescimento de 2,7% na presença de turistas brasileiros, encerrando o ano com a marca de 250 mil pernoites. Os números mantém o Brasil entre os cinco mercados que mais crescem percentualmente, juntamente com países como Estados Unidos e China. Com resultado do ano passado, o Brasil chegou a 23% de crescimento no número de turistas para Suíça em um período de três anos.

Neste período, destaca-se principalmente o crescimento do turismo no período de verão, resultado de um trabalho realizado pelo escritório de turismo da Suíça para vender o país como um destino de diversas possibilidades, que trouxe campanhas como o “Back to nature”, que fez parte da estratégia de promoção. Os dados foram divulgados durante a Switzerland Travel Experience, que acontece no Palácio Tangará até esta sexta-feira (13).

“A Suíça sempre foi conhecida no Brasil como destino de esqui e nós queríamos mudar esta imagem, pois a maioria dos brasileiros viaja para a Europa no verão europeu, e o esqui é apenas um nicho. Queríamos nos posicionar de maneira mais forte para o verão. Com isso crescemos bastante e os brasileiros se apaixonaram pelo verão suíço”, destaca a diretora do escritório de Turismo da Suíça no Brasil, Christina Gläser.

No Brasil, os principais emissores são: o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Estados do Nordeste e Sul tem volumes semelhantes de turistas, seguidos pelo Centro-Oeste, região impulsionada principalmente por empresários do agronegócio.

Segmento de Luxo

Apesar de diversificar em produtos e temporadas, o principal público se manteve no segmento de luxo, no qual o destino construiu os bons resultados dos últimos anos. “O segmento de luxo ajudou neste crescimento. Há grupos que crescem no momento de crise. Então buscamos onde podíamos nos comunicar com este segmento e nos posicionamos”, ressalta a diretora.

Início do ano forte

O ano de 2020 começou com uma forte tendência de crescimento. Em janeiro o país registrou um crescimento de 15% no número de pernoites na comparação com 2019. Destaque principalmente para St Moritz, região que se destaque principalmente pelo turismo de neve. A estratégia do turismo da Suíça é trabalhar o destino como um alternativa a destinos mais fortes no mercado brasileiro neste nicho.

Em fevereiro, ainda sem números consolidados, a percepção é de um grande número de brasileiros no país. A curva de crescimento, no entanto, tende a ser afetada pela epidemia de coronavírus, que reduziu o número de viagens internacionais em todo o mundo.

Receba nossas newsletters