SÃO PAULO – Duas grandes e excelentes notícias embalam o Turismo de Tampa Bay, na Flórida (EUA). A primeira, que já pode ser compartilhada, é o recorde histórico de receita relacionada ao segmento turístico durante o ano de 2022. A segunda, ainda não podemos contar tudo, mas tem a ver com a contratação de uma empresa de representação no Brasil (e na América do Sul como um todo) para auxiliar o querido Leslie Benveniste na promoção do destino.
A ideia é criar novas ações ligadas ao marketing digital do destino, entre outros investimentos que têm tudo para praticamente dobrar o investimento de Tampa nesta região. Só está faltando anunciar o nome da empresa, o que acontecerá ainda este ano. Foi para isso que o time de Tampa veio ao Brasil. Tanto o diretor de Marketing, Patrick Harrison, como a diretora global de Vendas do Visit Tampa Bay, Stefanie Zinke, acertaram os últimos detalhes desta investida.
“Iremos praticamente dobrar o investimento que tínhamos no mercado brasileiro em 2019, antes da pandemia. Sempre tivemos uma representação no Brasil, mas agora vamos ampliar e anunciar uma empresa para expandir nossa presença na América do Sul”
“Iremos praticamente dobrar o investimento que tínhamos no mercado brasileiro em 2019, antes da pandemia. Sempre tivemos uma representação no Brasil, mas agora vamos ampliar e anunciar uma empresa para expandir nossa presença na América do Sul. Digo que vai ser nosso grande foothold (ponto de apoio) na região para alcançarmos novos mercados e nos reconectar com o mercado brasileiro, que é crucial para nosso desenvolvimento”, disse Harrisson.
O diretor de Marketing e a diretora global de Vendas aproveitaram a vinda ao Brasil para reunir, nesta segunda-feira (12), seus principais parceiros de mídia num jantar especial realizado no Figueira Rubayat. Na ocasião, em entrevista ao M&E, Patrick lembrou que o Brasil tem um potencial enorme para alcançar novos patamares de emissão de turistas em âmbito global, o que acaba justificando o investimento cada vez maior no país.
“Vai ser nosso grande foothold (ponto de apoio) na região para alcançarmos novos mercados e nos reconectar com o mercado brasileiro, que é crucial para nosso desenvolvimento”
“Vamos reconstruir nosso investimento em pessoal, em inteligência, em recursos, na parceria com agências e operadoras, além de atingir também o consumidor final. O que aprendemos, nestes últimos três anos, é que precisamos investir em tecnologia para nos comunicarmos melhor, para conectar as pessoas, para levar nosso destino a elas. Agora temos ciência de que dotamos de muitas novas maneiras para nos comunicarmos globalmente”, frisou o diretor.
Receita recorde em 2022 e o caminho até a retomada por completo
Patrick acredita que ainda irá demorar cerca de dois anos para que Tampa Bay possa registrar os mesmos números de brasileiros do período pré-pandemia, muito por conta do tempo de espera para emissão de visto para os Estados Unidos, alvo de críticas de todo o trade encabeçado pela US Travel. “Em dois anos, estaremos onde estávamos. O Brasil é do tamanho de um continente e tem um enorme potencial de mercado. A conectividade entre os mercados é enorme”, destacou.
Segundo o diretor de Marketing, 2022 foi o “melhor ano que já tivemos na história em receitas ligadas ao Turismo em todo o destino e na história da organização”
Segundo o diretor de Marketing, 2022 foi o “melhor ano que já tivemos na história em receitas ligadas ao Turismo. Estamos cerca de 30% acima do nosso melhor ano até agora, com hotéis cheios, novas atrações e novas opções cinco estrelas de hospedagem. Como destino turístico, foi sem dúvidas o melhor ano. E o Brasil para Tampa Bay continua sendo o Top 5 dos maiores emissores de turistas, sempre brigando com a Colômbia na quarta colocação, ambos atrás de Canadá, Reino Unido e Alemanha”, completou.
Um 2023 interessante, mas cheio de desafios
O alto preço do dólar e o longo tempo para emissão de vistos são desafios que Tampa Bay (e os Estados Unidos como um todo) terá que lidar em 2023. “Não vamos investir dinheiro num ano e ver o que acontece. Estamos presentes aqui no Brasil há muito tempo e agora, após a pandemia, estamos recomeçando a impulsionar o destino através de uma empresa de representação num país que é incrível, com pessoas incríveis e com oportunidades incríveis”, finalizou Harrisson.