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Destinos / Feiras e Eventos

Tocantins: Turismo Étnico e redução do ICMS impulsionam interesse no destino

Tom Lyra, presidente da Agência de Turismo do Tocantins

Tom Lyra, presidente da Agência de Turismo do Tocantins

SÃO PAULO – Incentivos para o setor aéreo, etnoturismo e sustentabilidade. É sobre este tripé que o estado de Tocantins vem estruturando o crescimento do Turismo. Os resultados são positivos e se traduzem não só número de turistas que visitam o estado, mas na geração de emprego impulsionando a atividade econômica nas principais reduções turísticas. Um dos termômetros desta prática é o Jalapão, principal destino do estado, que conta com as atividades turísticas realizadas em sua maioria pelas comunidades quilombolas que habitam a região.

“Um das maiores feitos e trabalhar o turismo da região com estas comunidades. Estamos investindo muito em qualificação e nos cursos de guia. Esses povos são os principais agentes de conservação daquele local”, explica Tom Lyra, presidente da Agência Tocantinense de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa.

A intenção é ampliar este modelo para as sete regiões turísticas e criar empregos no setor. “O turismo é um dos principais vetores de emprego. São 8 mil pessoas empregadas no setor e queremos chegar a 16 mil”, completa.

NOVO VOO E REDUÇÃO DO ICMS

Uma das apostas do estado para impulsionar o fluxo de turistas está na redução do ICMS sobre o combustível de aviação (QAV) de 14% para 5%, medida que contribuiu para trazer um novo voo da Azul, que conectará Palmas a Recife em frequências diárias a partir de junho. Além de beneficiar as companhias que já contam com rotas no estado, a medida prevê ainda mais benefícios para quem incluir novas rotas.

“Conseguimos agora uma medida provisória para reduzir o ICMS de 14% para 5% para as companhias que já estiverem operando no estado e ainda garantiremos um alíquota de 3,5% para aquelas que criarem novas rotas”, explica Tom Lyra.

Além das novas rotas, a aposta de Tocantins também fica por conta de uma parceria com Brasília, para captar turistas que chegam à Capital Federal  para o programa de stopover da TAP.

ETNOTURISMO

Cachoeira do Formiga, Jalapão (crédtio MTur)

Cachoeira do Formiga, Jalapão (MTur)

Se o produto Jalapão, estruturado na comunidade quilombola, já é um sucesso no mercado, o investimento é para que o produto de turismo ético tenha mais repercussão. O estado tem como um de seus atrativos a possibilidade de visitar a tribo Carajás e assistir a rituais de passagem dos índios para a vida adulta.

“A nossa intenção é diversificar atrativos e levar turistas para conhecer a experiências como esta. O mercado não se atentou para formatar um produto. Ainda tem um outro destaque de tudo isso se concentrar na Ilha do Bananal, maior ilha de água doce do mundo”, explica o presidente.

PERSPECTIVAS

Com a conectividade, novos atrativos e propostas de crescimento da atividade econômica, os estado planeja alcançar números expressivos para 2019. No Jalapão, a previsão é de dobrar o número de turistas, chegando a 68 mil. Para a temporada de praia nos rios da região, entre os meses de junho e julho, a perspectiva é receber 90 mil turistas.

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