Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Turismo em Dados

IBGE: Turismo tem papel fundamental na recuperação do PIB em 2022

brazil flag alexandre macieira riotur ferias

Embora não haja uma sub-segmentação especificando o setor do Turismo, o nicho é incluído dentro da categoria Serviços, que cresceu 4,2% (Alexandre Macieira/Riotur)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, nesta quinta-feira (2), um levantamento sobre a oscilação e crescimento do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), o qual teve alta de 2,9%, em comparação com 2021, fechando o ano em R$ 9,9 trilhões. E neste caso, o Turismo acabou sendo fundamental para o crescimento do Brasil em termos econômicos no ano passado.

Em análise geral houve crescimento no setores de Serviços (4,2%) e na Indústria (1,6%), além de queda na Agropecuária (-1,7%). O PIB per capita alcançou R$ 46.154,6 em 2022, um avanço real de 2,2% ante o ano anterior. A taxa de investimento em 2022 foi de 18,8% do PIB, enquanto o registrado em 2021 foi de 18,9%.

Embora não haja uma sub-segmentação especificando o setor do Turismo, o nicho é incluído dentro da categoria Serviços. Na cadeia, todas as atividades tiveram crescimento, sendo elas os segmentos: Transporte, armazenagem e correio (8,4%), Informação e comunicação (5,4%), Atividades imobiliárias (2,5%), Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade sociais (1,5%), Comércio (0,8%) e Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (0,4%), além de Outras atividades de serviços (11,1%).

Receba nossas newsletters