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As 5 Tendências de Viagens de Negócios para 2020

As viagens corporativas também vêm se transformando nos últimos anos em função das novas tecnologias e,principalmente, dos novos hábitos e comportamentos dos viajantes de negócios.As empresas que atendem esse público, sobretudo, as agências de viagens, precisam acompanhar as tendências do setor, tendo como objetivo oferecer novos serviços e novas experiências a esses clientes tão exigentes.

Listo, então, as cinco principais tendências de viagens de negócios para 2020:

1. Personalização

Os viajantes de negócios demandam cada vez mais personalização dos serviços. Diversas ferramentas tecnológicas facilitam esse trabalho de conhecer a fundo o perfil de cada cliente. Sistemas, softwares e, principalmente, dados ajudamna tarefa de oferecer o produto certo e melhorar a experiência do cliente.Uma viagem personalizada diminui imprevistos e estresses, além de agregar muito valor na experiência do viajante corporativo.

2. Negócios e Prazer

O termo bleisure já vem sendo utilizado há algum tempo, e significa a combinação de business e leisure. Os novos viajantes corporativos, especialmente os millennials, aproveitam para conhecer e desfrutar o destino durante suas viagens de negócios.A maneira como os executivos millennials viajam é diferente das demais gerações e influencia muito na gestão das viagens corporativas.Atualmente, a linha que separa o trabalho do lazer é muito tênue e para essa geração tanto a qualidade de vida como as experiências são fatores chave a serem considerados. As viagens bleisure não são mais tendências, elas já acontecem. Assim, as políticas de viagens corporativas devem contemplar também atividades de lazer.

3. Garantia do bem estar

A saúde e a produtividade dos funcionários tornam-se aspectos cada vez mais relevantes para as empresas. Algumas já adotam no dia a dia o Mindfulness, e outras práticas de bem estar, visando cuidar também da saúde emocional dos seus colaboradores.
Os viajantes de negócios de hoje demandam mais flexibilidade nas suas viagens. Eles buscam voos mais convenientes (e não necessariamente mais baratos), hotéis bem localizados, que são mais flexíveis com os horários do check in e check out, e vários outros serviços que melhoram o bem estar durante suas viagens. As empresas sempre focaram nos custos das viagens, mas a tendência é priorizar a satisfação do funcionário, já que assim ele será mais produtivo.

4. Tudo sob controle

Os viajantes corporativos começaram a ter mais autonomia para escolher voos, hotéis e outros serviços de acordo com as suas preferências. Os millennials gostam de ter controle das suas viagens e as empresas terão que adaptar suas políticas a essas novas necessidades.Se antes oferecer sistema de reservas ao funcionário era uma questão de economia, logo será uma questão de conveniência. Assim, disponibilizar ferramentas para que o próprio viajante possa acessar e reservar os serviços que mais lhe convém, será determinante nas viagens corporativas.

5. Novas tecnologias

A Inteligência Artificial contribui na personalização dos serviços e também na atração de potenciais clientes.Ela ajuda a analisar as preferências dos viajantes de negócios, para recomendar serviços que otimizam a experiência de cada viajante.Grandes empresas (hotéis, redes hoteleiras, receptivos, etc) já utilizam chatbots para interagir com os clientes e responder às suas demandas de forma rápida e eficaz.

A automação do check in e check out dos hotéis e chaves eletrônicas são facilidades muito valorizadas pelo viajante corporativo, já que proporcionam economia de tempo e agilidade.A internet das coisas (IOT), por sua vez, permitirá automatização de processos em diversos dispositivos. Assim, o cliente terá controle da iluminação, ar condicionado, calefação, máquina de café e etc.

As novidades não param. E à medida que nos acostumamos com todas essas facilidades, não queremos voltar atrás. Exigimos das empresas que elas nos atendam com agilidade, eficiência e de forma personalizada. Portanto, acompanhar as tendências e inovar nos serviços são questões essenciais para todas as empresas e profissionais do setor de turismo.

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