Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Turismo Digital

Millennials: Air France e American Express saem na frente

Os millennials, também conhecidos como geração y, são os jovens que nasceram entre 1980 e o final da década de 90, portanto são os consumidores que têm entre 20 e 35 anos. O comportamento, perfil de compra, hábitos de consumo e relacionamentos dessa geração são bem distintos das gerações anteriores (Geração X, nascidos entre 1965 e 1979 e Baby Boomers, que nasceram entre 1946 e 1964).

Umas das principais características desse jovens é que são obcecados pelo mundo digital e adoram viajar (a trabalho, inclusive). Eles são nativos digitais, portanto quando viajam têm comportamento, necessidades e preferências diferentes das gerações anteriores. De acordo com a Organização Mundial do Turismo – OMT, estima-se que no ano de 2020 jovens de até 30 anos farão 300 milhões de viagens internacionais. Portanto, este segmento representa grande oportunidade para todas as empresas do setor de turismo.

Algumas marcas estão bem atentas às preferências dos millennials e já lançaram produtos e serviços para esses consumidores. Este é o caso da Air France, que criou a marca Joon, dedicada exclusivamente aos jovens da geração Y. Diversos hotéis, operadoras, agências de viagens, dentre outras empresas, já perceberam a importância econômica que esse nicho representa nos seus negócios e adaptaram produtos e comunicação para melhor atendê-lo.

Uma pesquisa da Expedia, realizada em parceria com o TripAdvisor destaca os aspectos mais relevantes para millennials em relação às viagens:

  • Eles querem viajar pelo mundo e desbravar o desconhecido. Eles têm a mentalidade que ‘você só vive uma vez’ (#YOLO – you only life once), então, conhecer o mundo é uma prioridade para esses jovens.
  • Os millennials priorizam experiências autênticas e preferem gastar seu dinheiro com viagens a coisas materiais. Querem aumentar o conhecimento durante as viagens e colecionar experiências.
  • Millennials valorizam características locais/regionais, quando viajam. Por exemplo, ter um “amigo local”, que mostre os principais pontos do destino, degustar pratos típicos, conhecer a realidade local são atividades apreciadas por esses jovens.
  • Apreciam e utilizam toda tecnologia mobile disponível para melhorar sua experiência de viagem.
  • Posts nas mídias sociais e vídeos online são os principais influenciadores na tomada de decisão.
  • Usam diversas empresas da economia colaborativa para alcançar suas metas: Airbnb, Uber, Couchsurfing, Bla bla car, Eat with Me etc. Os millennials não querem ter coisas, querem ter acesso. Por exemplo, não querem ter carro, querem mobilidade.
  • Quando viajam a trabalho, optam por hotéis novos e charmosos, bem equipados em termos de tecnologia, ao invés de hotéis tradicionais e luxuosos.
  • Eles são bleisures, ou seja, aproveitam as viagens a trabalho para conhecer e desfrutar o destino.
  • Valorizam empresas que respeitam o meio ambiente.

É curioso observar que um estudo da American Express revela que 92% dos millennials consideram que usar serviços de agências melhora consideravelmente a experiência de viagem. Eles são imediatistas e sabem que os profissionais ajudam a economizar tempo no planejamento da viagem e conseguir serviços bem personalizados, dois fatores importantíssimos para essa geração. Está mais que na hora de criarmos produtos turísticos voltados para esses viajantes. As empresas e destinos que conseguirem sair na frente, com serviços inovadores e comunicação dirigida e eficiente, certamente ganhará muito mercado. Bom trabalho!

Receba nossas newsletters