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Por quê as marcas de turismo deveriam focar em experiência?

Há mais de dez anos falamos sobre a importância da criação e promoção das experiências, como forma de diferenciar empresas e destinos turísticos. Mas poucas marcas do turismo brasileiro inovaram nesse sentido, apesar das pesquisas de mercado indicarem forte preferência dos millennials, e dos turistas de outras faixas etárias, pelas experiências turísticas.

É consenso que, cada vez mais, turistas buscam vivências autênticas nos destinos que visitam. Mais do que conhecer um cartão postal, eles querem provar algo novo, que fique marcado na memória. Muitos desejam aprender coisas novas durante a viagem e voltar com “bagagem” maior do que quando saíram. Esse é o caso das viagens que envolvem oficinas de gastronomia, vinhos, queijos, café, idiomas, aulas de dança, artes, etc.

Para os operadores e agentes de viagens a grande dificuldade em inserir atividades e experiências nos roteiros é que a oferta não está organizada. Em geral, os fornecedores de atividades, tours e experiências são pulverizados, muitas vezes sem presença online e outras sem estrutura profissional para atender viajantes exigentes.

Porém, essa não deveria ser uma objeção para quem busca inovar. Um estudo da Phocuswright mostra que este segmento cresce acima da média do mercado e estima faturamento de US$ 183 bilhões em 2019.Claramente existe grande oportunidade não apenas para operadores que buscam diferenciar seus produtos, e agentes de viagens que procuram surpreender seus clientes, mas também para destinos que visam ganhar competitividade, bem como hotéis, atrações e restaurantes que desejam criar diferenciais e fidelizar clientes.

As oportunidades são tão óbvias que o Airbnb apostou na oferta de experiências em 2016. No ano passado, a plataforma registrava 30.000 experiências pelo mundo afora e as vendas cresceram sete vezes em 2018, se comparado com o ano anterior.Afinal, a parte mais divertida da viagem, – o que exploramos, conhecemos e experimentamos -, é o que realmente nos lembramos e comentamos com outras pessoas.

No entanto, encontrar opções emocionantes e diferenciadas para fazer no destino turístico é muito mais difícil que encontrar um voo barato ou o hotel adequado para cada viagem. Existem muitas fontes de informação e nem todas são confiáveis, assim como, muitos fornecedores de tours e atividades que são bons em meio a tanto amadorismo.

De olho nesse filão do mercado, o Google criou o Touring Bird, um aplicativo que permite aos usuários explorarem, compararem e reservarem mais 75 mil atividades, em 200 destinos no mundo. O turista seleciona o destino e data, e se depara com uma lista de experiências de todos os tipos, desde os pontos turísticos tradicionais, até daytrips, passando por atividades listadas por interesses (gastronomia, trekking, aula de samba, dentre outras).

O app oferece também a função “crie o seu próprio pacote”, para as principais atrações do destino. Basta selecionar os locais que deseja conhecer e cairá no canal de vendas daquele atrativo ou de sites que reúnem as ofertas, como Viator, GetYourGuide e Expedia. Já as Local Tips são recomendações selecionadas para experiências locais inesperadas fornecidas por especialistas em destinos. É uma opção para quem procura algo além das visitas guiadas clássicas.

E a busca por coisas únicas é tão forte que o Airbnb Experiences disponibiliza filtros para que o usuário possa escolher sua experiência. Interessante dar uma olhada na categoria “Estranhas e Incríveis”, que lista desde oficina de maquiagem para efeitos especiais, em Los Angeles, até explorar a casa mais estranha de São Francisco.

Comuns ou fora da caixa, observamos uma oferta mais ampla e diversificada de experiências. O mundo está “cada vez menor”, as viagens mais acessíveis e a quantidade de turistas, em alguns destinos, assustadora. Assim, o que todos nós buscamos, no final das contas, é fazer algo diferente, tendo a sensação de algo preparado especialmente para nós. Experimentar alguma coisa característica de um determinado lugar, que nos proporcione conhecimento, alegria e encantamento.

Então, qual é mesmo a experiência que a sua empresa oferece?

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