Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Do you speak Portuguese?

Já virou clichê dizer que o Brasil é a bola da vez. Expressão que sempre ouvi com desconfiança, pois embora o país passe por uma boa fase, não havia motivos para acreditar que “agora vai”, já que toda boa fase tende a acabar. Pois bem. Um fato muito interessante ocorrido nesta quarta-feira (28/03) me deixou muito mais otimista. Percebi que não é algo passageiro.

Durante um almoço de confraternização do Visit Florida em um restaurante em São Paulo, fui surpreendido com alguns dos integrantes da comitiva americana falando português. Sim. É isso mesmo. Norte americanos tentando falar a nossa língua. Algo impensável há alguns anos. E quando eu digo falando português não significa “olá”, “obrigado”, “de nada” e “tchau”. Mas sim tentando entender o que nós falamos e desenvolvendo uma conversa.

Não foi apenas a Denise Arencibia, diretora para a América Latina do Visit Flórida, que só conversou comigo em português, claro com algumas frases e palavras em espanhol (mesmo dizendo mais de uma vez que não sabia falar português). Pelo menos mais duas pessoas da delegação americana tentou falar comigo na nossa língua. Uma delas, inclusive, confessou estar tendo aulas do idioma e me perguntou sobre algumas particularidades da língua.

Achei isso incrível, justamente por se tratar dos Estados Unidos, que nunca precisaram se preocupar com um outro idioma, já que o mundo fala a língua deles. Isso não é algo isolado. Há cerca de um mês a Revista Intelligent Life, do The Economist, trouxe um artigo da sua correspondente em São Paulo, Helen Joyce, dizendo que “se você quer ter um retorno descente do investimento no aprendizado de línguas, escolha o Português do Brasil”.

Acho que dá pra dizer que sim, agora vai. Somos a bola da vez e o tão anunciado futuro está chegando por aqui. E esse movimento do turismo em torno do Brasil é um belo exemplo. Todo mundo quer os turistas brasileiros, como em outros tempos todos queriam os americanos e os japoneses.

Acredito que os Estados Unidos é um dos países mais desenvolvidos do mundo pela sua capacidade de enxergar à frente. Embora estejam passando por uma crise financeira e os índices de desemprego tenham subido, a economia americana continua forte e não há dúvida de que irão se recuperar. E nessas horas eles se mexem rápido. Apostaram no turismo (principalmente nos endinheirados brasileiros e chineses) para aumentar a entrada de divisas. E estão aprendendo a falar português.

Operadoras, mídia e promotores de feiras. Fiquem atentos, pois os investimentos aqui tendem a crescer nos próximos meses. Quem foi ao Encontro Comercial Braztoa viu o tamanho do espaço reservado para a Argentina. Pois é bom os nossos hermanos ficarem espertos, pois o pessoal da Flórida está de olho nele. Pode ser para o evento de setembro ou para o de março de 2013.

(Anderson Masetto)

Receba nossas newsletters