Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Um carioca em São Paulo

Conhecida mundialmente por sua efervescência cultural, São Paulo é cosmopolita, formada por mais de 50 nacionalidades e brasileiros de todos os estados, é um verdadeiro mosaico de culturas que se reflete diretamente na sua identidade multicultural e diversa. São inúmeras atrações, de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios que acontecem todos os dias de graça na cidade. Literalmente, uma cidade que não para. E nada melhor que um repórter carioca para acabar com o preconceito de que a capital paulista é só a correria do trabalho e trânsito. Sim, há mais na terra da garoa, como o destino é popularmente conhecido, do que se tem noção. Para quem mora na Cidade Maravilhosa, São Paulo pode parecer apenas cheia de arranha-céus, cinza e confusa, mas não é bem por aí. Do verde do Parque Ibirapuera ao colorido de grafitagens espalhadas pela cidade, a capital paulista é pujante e repleta de lugares a se conhecer, e atrações diversas a aproveitar, basta tempo e um pouco de conhecimento para descobrir toda a essência do destino.

Masp Um carioca em São Paulo

Masp é visita obrigatória em São Paulo

A capital multicultural do Brasil – Em São Paulo, o turista tem diversas opções de diversão e lazer. Desde a Galeria do Rock, no centro da cidade, para os apaixonados pelo gênero, até os seus mais famosos points: Pinacoteca do Estado, Masp, Museu da Língua Portuguesa e Teatro Municipal, bons exemplos de pontos turísticos obrigatórios para quem quer fazer turismo cultural em São Paulo. Mas vale a ressalva que, nem só de museus vive a arte na capital. Quem visita a cidade e pretende fazer um circuito cultural pode ver também obras de arte que estão fora dos museus. A céu aberto estão as grandes obras urbanas de São Paulo, como a arquitetura de Oscar Niemeyer espalhada pela cidade, obras de Art Déco, escultura de Victor Brecheret, grafites famosos, como da dupla Os Gêmeos e outros trabalhos de arte urbana que caracterizam a cultura paulistana.

Ao caminhar e observar a arquitetura dá para entender um pouco a história do destino. Nos pequenos ou grandes detalhes o importante também é perceber a composição social de São Paulo pelas marcas, seja nas canções do choro, do samba, do rock, do forró, na alimentação ou na arte. Como, por exemplo, no uso das palavras indígenas Jabaquara, Jaçanã, Sapopemba ou na presença da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e o monumento Mãe Preta, do escultor Julio Guerra, localizados no Largo do Paissandu.

Pinacoteca3 Um carioca em São Paulo

Pinacoteca do Estado, um expressivo e variado acervo de arte

Saber da importância de personalidades afrobrasileiras como o engenheiro Rebouças, o maestro Carlos Gomes, o escritor Mário de Andrade ou o militar José Arouche de Toledo Rondon. Você pode se sentir um imigrante no bairro da Liberdade, nos vitrais do alemão Conrado Sorgenith Filho, no estilo clássico do Palácio da Justiça. A multiculturalidade está nos espanhóis do Brás e Mooca, nos jardins de estilo francês, no português colonizador que denominou bairros com nomes de santos como Santo Amaro, Luz ou Penha.

Museu do Futebol Um carioca em São Paulo

Museu da Língua Portuguesa encanta com interatividade

Uma atração à parte em São Paulo é a gastronomia. São inúmeras as opções, afinal, a capital paulista é um dos maiores centros de gastronomia do mundo. A cidade possui mais de 12 mil restaurantes, com 52 nacionalidades, etnias e regionalidades, apresentando das mais diversas influências dos temperos tipicamente brasileiros às tendências internacionais de cozinha contemporânea e formando uma combinação indescritível. É preciso experimentar São Paulo. São mais de 15 mil bares, 600 restaurantes japoneses, 3,2 mil padarias, seis mil pizzarias e 500 churrascarias. É só pensar em uma determinada culinária que você irá encontrar em São Paulo. E não há apenas opções para todos os gostos, mas também para todos os bolsos. Do famoso D.O.M, do chef Alex Atala, eleito pela revista britânica “Restaurant” um dos “Top 50” do planeta, o único da América Latina, até algo bem paulistano, como um pastel de feira, e há muitas pela espalhadas pela cidade.

No bairro da Liberdade encontram-se restaurantes japoneses e muitas pastelarias. O Bixiga é o bairro das cantinas, com uma infinidade de opções. Mas há muito tempo São Paulo cruzou essas fronteiras. Restaurantes japoneses, por exemplo, já não ficam apenas no bairro da Liberdade – é possível encontrar ótimos sushis nos Jardins, em Pinheiros e no Morumbi. Quibes e esfihas estão na Vila Mariana, no Paraíso e em Higienópolis. As churrascarias são outro grande atrativo da capital paulista.

Museu da Língua Portuguesa Um carioca em São Paulo

Museu da Língua Portuguesa encanta com interatividade

Há ainda incontáveis restaurantes de fast food – especialmente lanchonetes, desde as de redes internacionais até as mais chiques. Hambúrgueres “de grife”, temperados por chefs de primeira grandeza podem ser encontrados no bairro do Itaim. Já nos bairros de Moema e Ibirapuera há vários bares, do moderninho ao tradicional, passando por cantinas italianas. Quando o assunto é pizza, opções não faltam por toda a capital. A região da Avenida Paulista também reserva muitas opções. Alguns dos melhores restaurantes da cidade estão lá. As docerias também fazem bonito e chegam a ficar abertas 24 horas. E padarias, e são muitas pela cidade, são boas opções gastronômicas.

Mercadao1 Um carioca em São Paulo

Cores, sabores e cheiros que fazem do Mercadão um ponto turístico da cidade

Quando o assunto é boemia, o point é a Vila Madalena, na Zona Oeste. Lá estão os típicos bares e botecos, com petiscos de dar água na boca. Por suas ruas de nomes esquisitos como Aspicuelta (um padre espanhol do século 16), Girassol (a flor) e Purpurina (o enfeite), funcionam bares para todas as preferências. E quem quiser cair na noite, baladas não faltam na capital paulista, do centro à famosa Rua Augusta, a bairros mais nobres, como a Vila Olímpia.

Rafael Massadar 

Receba nossas newsletters