Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Piso salarial e Conselhos Municipais norteiam reunião da Fhoresp

Durante a 26ª edição do Congresso internacional de Gastronomia – Hospitalidade e Turismo, o Cihat, a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp), realizou reunião com seus filiados par debates temas do setor. O piso salarial para funcionários e a atuação de Conselhos Municipais de Turismo direcionaram a maior parte do debate, promovido na capital paulista.

Em São Paulo, foi instituído no início deste ano o salário mínimo paulista, que determina o valor de remuneração mais baixa de acordo com a lei em R$ 765,00 após iniciativa de sindicato ligado aos empregados. Integrantes da Fhoresp apontaram que a lei não se aplica ao setor e que sua inclusão deve ser revsita. Segundo o presidente da federação, Nelson de Abreu, a recomendação é a não separação dos pisos para as diversas categorias do setor.

Os Conselhos Municipais de Turismo estiveram em pauta. Sua atuação, costumeira e majoritariamente, como apontou Abreu, é consultiva em relação ao gabinete do prefeito. Ou seja, os Conselhos propõe ações que são analisadas pelo gestor e, segundo sua avaliação, aplicada ou não.

Na cidade de Sorocaba, o Conselho Municipal conseguiu agregar caráter deliberativo para sua atuação, o que significa ter voz para determinar ações a serem feitas em benefício do Turismo local.

Arthur Stabile

Receba nossas newsletters