Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

4º Fórum Alatur começa com palestra de Larry Rohter

Publico assiste abertura do evento

Publico assiste abertura do evento


“O Brasil é visto como um farol de esperança neste momento internacional sombrio”. Com esta frase o jornalista Larry Rohter, autor do livro Brazil on the Rise e que foi por vários anos correspondente do jornal The New York Times no país, tentou explicar como o Brasil é visto pelo resto do mundo. Ele explicou que o país começa a ser percebido de uma maneira diferente do que no passado e de uma maneira muito positiva.

“A visão do Brasil vem mudando pouco a pouco, a imagem do samba e futebol, que marcou o país por muito tempo, ainda existe, mas foi acrescida pelo crescimento econômico, uma moeda forte e muitas outras coisas positivas”, disse. “Fatores como a economia e uma cultura vibrante apresentam o Brasil para o resto do mundo como um país novo”, completou.

Rohter contou que durante o lançamento do seu livro nos Estados Unidos percebeu as diversas visões e sentimentos que o Brasil desperta. Segundo ele, não há uma visão uniforme, mas a grande maioria das pessoas já percebe a força e a importância do país no cenário mundial. “O Brasil quer entrar no cenário mundial e ter um papel cada vez mais importante”, afirmou.

O polêmico jornalista lembrou ainda que a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Brasil se configuram em uma excelente oportunidade para o país reforçar a sua imagem de ascensão. “É uma oportunidade única para o país dizer que já é uma grande potência. No entanto tem que tomar cuidado para não manchar a sua imagem. Na minha opinião, o grande desafio até lá é superar o desafio da segurança pública”, acredita.

Ainda na primeira parte do evento, o antropólogo Roberto da Matta falou sobre a visão do próprio brasileiro sobre o país. Ele afirmou que mesmo com a economia em crescimento e melhorias em diversos setores, ainda existe um grande pessimismo, mas que isso faz parte da personalidade do brasileiro.

Ao final da palestra, a atriz Clarice Niskier leu um texto sobre viagens para os participantes. A segunda painel do dia, denominado Internacionalização – O Futuro das Viagens Corporativas e dos Eventos, contará com a participação de David Radcliffe, chairman da HRG e de Roger Tondeur, presidente do MCI Group.

Receba nossas newsletters