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Feiras e Eventos

Ásia busca promoção em conjunto dos países

Márcio Favilla e Jing Xu, do UNWTO

Márcio Favilla e Jing Xu, do UNWTO


Durante o primeiro dia do WTTC Asia Summit, Márcio Favilla, da OMT, mediou uma reunião entre os ministros da Indonésia, Filipinas, Coreia do Sul, Índia e China com empresários do Turismo na região. O objetivo do encontro foi falar sobre questões como vistos e conectividade, multidestinos e sustentabilidade. Segundo Favilla, o diálogo da reunião procurou identificar problemas e oportunidades em comum entre os destinos e a partir disso, desenvolver ações de promoção em conjunto. Neste segundo dia de evento, um painel deu continuidade aos assuntos abordados no encontro dos ministros asiáticos.

De acordo com Favilla, o Turismo é hoje um dos três primeiros maiores produtos de exportação no mundo. “30% das exportações mundiais são referentes aos serviços do Turismo, sendo este o primeiro colocado na exportação dos países desenvolvidos como o caso dos EUA”, disse. Ele ainda ressaltou a relevância do setor para a economia mundial. “Em 2012 foram US$ 125 bilhões em exportação turística nos EUA; enquanto o volume total do mundo atingiu US$ 1,5 trilhão”, comentou.

Para Jing Xu, diretor regional da Asia do UNWTO,  “ninguém vive sem outro neste mundo globalizado”. “A coexistência, colaboração e a integração são os caminhos a serem seguidos para a Ásia atrair mais turistas para sua região”, disse. Para ele, é importante atrair turistas primeiro para a Ásia como um todo e depois os países devem pensar em competir por esses turistas. Como exemplo de parcerias, Favilla citou Brasil e Argentina que se uniram para promover os destinos da América do Sul na Ásia; além da já bem sucedida Comissão Europeia.

Outro assunto abordado na sessão foi mais uma vez os vistos. Segundo Favilla, em cinco anos o requerimento de vistos de turistas antes de embarcar foi de 17% para 64%. “Hoje os países já estão mais abertos, mas ainda assim há exigência e dificuldade para se obter um visto”, disse. Para os painelistas o grande desafio é o reconhecimento da força transformadora do Turismo. “Alguns países já estão mudando seus processos. A Ásia é um exemplo de estar seguindo o caminho certo”, finalizou.

Lisia Minelli, de Seoul

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