Muito se discute sobre os reflexos do turismo no pós-Copa do Mundo de 2014. Em palestra durante o 5º Salão de Turismo, que acontece entre hoje e amanhã em Belo Horizonte, Flávia Rolphs, coordenadora do Comitê Municipal da Copa do Mundo da capital mineira, esclareceu que a intenção é realmente aproveitar a estrutura feita para a Copa para incentivar o crescimento do turismo na cidade.
As novas estruturas de BH, como o Mineirão, podem ser utilizados não somente para os esportes, mas para outros eventos, como shows. Segundo a coordenadora, a cidade deixa de receber alguns eventos por conta de falta de espaço, ou então por falta de acomodações. Atualmente, a capital mineira conta com 110 hotéis, mas a previsão é de que esse número chegue a 150 meios de hospedagem até 2014, somando 31.240 leitos.
Para tanto, o comitê conta com um projeto de promoção turística, que inclui a divulgação da cidade de Belo Horizonte no exterior. “Muitas vezes, os estrangeiros não conhecem a cidade. Por isso, contratamos uma assessoria de imprensa internacional para fazer essa divulgação. Quando se fala em atraso nas obras para a Copa, há muita falta de informação. Belo Horizonte é uma cidade que está com suas obras em dia”, afirmou ela.
Estão inclusos no plano também a produção de dados e estatísticas sobre a atividade turística, o fortalecimento das parcerias público-privadas, o fornecimento de mais informações para os visitantes que chegam à Belo Horizonte, e a criação de cinco produtos turísticos dentro da capital mineira – Pampulha, Centro-Sul, Serra do Curral, Gastronomia e Vida Noturna.
Juliana Bellegard, de Belo Horizonte