O Estado de São Paulo marcou presença na FIT 2023. Com estande no Pavilhão Internacional, a secretaria exibiu os atrativos da capital e de algumas de suas principais regiões turísticas, como Circuito das Frutas, Litoral Norte e Costa da Mata Atlântica, além de um vídeo promocional de SP com legendas em espanhol e degustação do tradicional sanduíche de mortadela e a paçoquinha, doce paulista feito de amendoim torrado e moído.
“São Paulo esteve em destaque pelas características distintas de seus destinos que contemplam todos os segmentos do setor. Pudemos constatar que Cultura e Sol e Praia, que fizeram parte da nossa vitrine de produtos, despertaram o interesse do público argentino”, informou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. Neste ano, São Paulo recebeu 165 mil turistas argentinos e até o final do ano, a previsão é de 280 mil visitantes.
O espaço da Setur-SP na FIT foi palco de importante premiação na tarde durante o evento. O Governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria, efetuou a entrega do Troféu Top Sales São Paulo para a operadora All Seasons, da capital argentina. O prêmio foi idealizado pela Enjoy Experience, pois a All Seasons foi a operadora que mais vendeu São Paulo em 2022.
O Governo do Estado de SP, por meio da Setur-SP, recebeu em seu estande no último sábado (30/9), representantes dos municípios de Ilhabela e Ubatuba (Litoral Norte de SP), além de Paraty e Angra dos Reis (RJ), para falar sobre a Rota Verde Azul – Quatro Cidades. Um Destino. A secretaria apresentou a nova rota que é de grande interesse do público argentino, integrando as praias entre esses municípios.
Roberto de Lucena se comprometeu em dar apoio na promoção da rota e dos destinos, uma vez que tem tudo para ser um grande sucesso turístico da próxima temporada de verão, tanto do lado de São Paulo quanto do Rio de Janeiro. “Trata-se de uma região exuberante com praias paradisíacas, em que os dois estados estarão de mãos dadas para a promoção da Rota Verde Azul. Um golaço”, disse Lucena.
O secretário da pasta também teve a oportunidade de se reunir com Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo) para discutir sobre a internacionalização envolvendo o Turismo Paulista. “O nosso programa de roadshows que já percorreu o Brasil com ações de divulgação e capacitação para profissionais do setor, irá este ano ainda para o exterior, Lisboa (Portugal) e Madri (Espanha), destacou o secretário.A programação na FIT contou também com um acordo com operadoras argentinas e uma uruguaia para a criação do SPool.
Trata-se de um pool para formatar pacotes que vão além daqueles já consolidados. “Vamos surpreender o setor, pois teremos um conjunto de operadoras focados em trabalhar São Paulo na Argentina”, disse Lucena. O pool é formado pelas principais operadoras da Argentina e uma baseada no Uruguai. São elas: All Seasons, Freeway Rio, TKT Travel, Grupo 8, ABTOUR (Uruguai) e Tower Sports.
Na passagem por Buenos Aires, o secretário Lucena se reuniu com membros da Embaixada do Brasil e com o ministro conselheiro, Maurício Fávero, que falou da importância desta parceria de mão dupla unindo Brasil e Argentina. Foram debatidos temas de interesse comum como, a importância da oferta turística envolvendo gastronomia, hotelaria, quantidade de vos semanais, preço das passagens, entre outros.
Além da FIT, a coordenação de Turismo da Setur-SP participou da 12ª edição da Convenção do GEA, grupo de mais de 700 agências de viagem da Argentina em rodada de negócios e com uma apresentação sobre destino São Paulo. Na oportunidade, foram destacados os mais de 600 quilômetros de praias, o turismo náutico, o ferroviário, os passeios de balão, turismo de natureza, dentre outras atrações.
Conexão Argentina – São Paulo
Maurício Sana, CEO da Flybond, e Lúcia Ginzo, diretora de Comunicação da Flybond, comunicou na FIT, o aumento do número de voos da companhia, entre Buenos Aires e São Paulo no próximo ano de 2024. A oferta passará de sete para 21 frequências semanais, ou seja, três voos por dia. A última agenda envolveu reuniões com três companhias aéreas: Sky Airlines, Flybond e Gol Linhas Aéreas.
O diretor comercial do Brasil e da Colômbia da Sky Airlines, Marcelo Rodríguez levou um convite para ações promocionais no mercado peruano novo destino entre São Paulo e Lima desta companhia.
O estado está entre os mais visitados pelos argentinos no país – ocupa o quarto lugar, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Em torno de 92% desses turistas chegam ao Estado de São Paulo por avião e 8% via marítima, em navios de cruzeiros nas cidades de Santos e Ilhabela.
Para atender à alta da demanda, nos próximos três meses estão programados mais de 1.500 voos saindo da Argentina com destino a São Paulo, contabilizando um total de mais de 300 mil assentos disponíveis.