Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Domingos Leonelli faz balanço positivo do Carnaval 2013

Fernando Ferrero (direita), diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, com a equipe do Disque Bahia Turismo

Fernando Ferrero (direita), diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, com a equipe do Disque Bahia Turismo


A Secretaria Estadual do Turismo faz um balanço positivo da folia em 2013 e destaca o crescimento na ocupação hoteleira, na comparação com o ano passado. Durante o Carnaval, a ocupação hoteleira dos hotéis dos circuitos da festa foi de 94%. Nos estabelecimentos mais afastados da folia, a taxa chegou a 89%, perfazendo uma taxa de 90% para o período momesco na cidade. De acordo com a Infraero, 300 mil pessoas circularam pelo aeroporto durante a folia.

Para o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, não houve surpresa, uma vez que essa movimentação estava sendo acompanhada junto a operadores e agentes de viagem.

Outro destaque apontado pelo titular da pasta foi a prestação de serviços de receptivo prestados para baianos e turistas, numa espécie de preparação para a Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014. Com 600 profissionais, a operação realizou 127.746 atendimentos até às 7h desta quarta-feira de Cinzas, número 45,5% superior ao registrado no mesmo período, em 2012.

Do total de atendimentos, 47,8% eram baianos; 39,2% de turistas de outros estados; e 13% de turistas estrangeiros. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal representaram 27,7% dos turistas brasileiros atendidos. Entre os estrangeiros, destaque para os argentinos, norte-americanos, espanhóis, israelenses, franceses, chilenos, italianos e alemães. Este ano, foram registrados muitos atendimentos a australianos (497), canadenses (280), japoneses (194) e suíços (154).

No Disque Bahia Turismo, foram realizados, entre quinta-feira e a manhã desta quarta-feira,4.025 atendimentos, sendo 2.866 por telefone e 1.159 via chat. O projeto, que realizou atendimento em 12 idiomas e recebeu elogios do ministro do Turismo, Gastão Vieira, funcionou como um piloto para a Copa das Confederações, em junho e a Copa do Mundo, em 2014.

Além dos Guias e Monitores do Carnaval, foi montada uma operação especial no Porto de Salvador, que recebeu cerca de 20 mil passageiros de cruzeiros marítimos durante a folia. Um minitrio, com a Banda Rixô, do maestro Fred Menendez, foi colocado para a recepção dos turistas, juntamente com as tradicionais baianas.

Receba nossas newsletters