Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Expotur 2012 foca no mercado regional

Expotur: Expectativa é de que 30 mil visitantes passem pela feira

Expotur: Expectativa é de que 30 mil visitantes passem pela feira

​A Expotur-ES 2012, feira de turismo realizada em Vitória-ES, na Praça do Papa, entre os dias 25 e 27 de maio, reuniu expositores de todos as regiões do estado, além de agentes e operadores. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 30 mil visitantes até o final do evento que, nesta edição, aumentou em 1 mil m² a área de exposição. Estiveram presentes o governandor do Estado, Renato Casagrande; o prefeito de Vitória, João Coser; a presidente da Abav-ES, Elvira Altoé; o secretário de turismo, Alexandre Passos, além de agências de viagens e operdoras.

O evento espera movimentar cerca de R$ 13 milhões em negócios nos próximos 12 meses. Além disso, a feira visa mostrar ao capixaba o que seu estado tem a oferecer, estimulando o turismo interno. Com o crescimento da feira, Vitória vai receber um Centro de Convenções com 15 mil m², que deve ficar pronto até 2014.

A feira também quer atrair visitantes de todo país para o estado, e estabelecer parcerias na região sudeste, com a criação de circuitos interligados. “Estamos desenvolvendo o circuito religioso, em conjunto com Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda faremos o circuito do Caparaó e o circuito do trem, em parceria com Minas Gerais, e esperamos fazer o lançamento na próxima edição da Abav”, adiantou o secretário de turismo. “A região sudeste precisa se integrar. Temos mais mercado do que muitos países da Europa”, concluiu Passos.

Espaço para debates e capacitação

Para a próxima edição, em parceria com o Sebrae e a secretaria de Turismo, os organizadores pretendem incluir novamente a realização de fóruns e debates, além de investir na capacitação de agentes, hoteleiros, artesãos, entre outros. Para a presidente da Abav-ES, Elvira Altoé, a feira apresenta o Espírito Santo para o capixaba e para os agentes, que ainda não conhecem toda a diversidade da região. Sobre a Copa de 2014, a presidente contou que´a cidade concorre para ser uma das sedes para equipes que diputarão o Mundial, com o complexo hoteleiro Parque do China, que sofreu reformas para atender as especificaçãoes da Fifa.

Durante o discurso de abertura, o prefeito de Vitória, João Coser, destacou o potencial turístico de cada região, e Vitória como destino de negócios e lazer. O governador Renato Casagrande incentivou a profissionalização do artesanato. “Foi lançado o Catálogo do Artesanato Capixaba, em português e inglês, reunindo 268 artesãos expondo seus produtos e valorizando a cultura regional”, declarou. Casagrande também anunciou a realização de um plano de marketing para promover o estado. “A nossa identidade está na diversidade e nós vamos nos reposicionar cada vez mais no cenário nacional”, afirmou.

Novidades – Segundo o ex-predidente da Abav-ES, Edson Ruy, Vitória deverá construir um porto para receber dois navios de cruzeiro, na região da Praça do Papa. Ruy, que é dono da operadora e consolidadora Intercontinetal, também anunciou a inauguração, em junho, de uma filial em Brasília.

Larissa D`Almeida

Receba nossas newsletters