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Feiras e Eventos

Expovivência chega ao segundo dia com palestras, mesa redonda e rodada de negócios

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Mustafá Dias, secretário executivo de Turismo da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife

O segundo dia de Expovivência, primeira feira de turismo criativo do Brasil, contou com palestras, mesa redonda para alavancar aspectos socioeconômico e cultural, especialmente do Nordeste, rodada de negócios virtual com o objetivo de promover encontros para fomentar a realização de negócios, parcerias e networking entre empresas demandantes do mercado nacional e empresas fornecedoras de turismo criativo de toda a Região.

Para iniciar a agenda, a Paraíba marcou presença com a oficina sobre as estratégias para gerar valor no segmento com o consultor Danylo Aguiar. Já o gerente de turismo e economia criativa da Prefeitura de Campina Grande, Lima Filho (Virgulima de Campina) apresentou o “Produto Quadrilhando”, que oferta experiência junina de turismo criativo.

Em seguida, a Expovivência trouxe uma mesa redonda com a participação do presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Simão Teixeira, da diretora de promoção da economia criativa na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD DIPER, Márcia Souto, do secretário executivo de Turismo da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, Mustafá Dias, da cofundadora da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo – Recria, Larissa Almeida, e do presidente da Abav-PE, Marcelo Waked.

Os participantes da mesa redonda abordaram os aprendizados adquiridos durante o processo de aproximação comercial entre o turismo criativo e o turismo tradicional com destaque para o caso da Câmara Setorial do Turismo PE.

“Foi a primeira experiência feita em espaço de governança, uma ousadia levar o turismo criativo para uma câmara setorial até por toda a burocracia, mas que está gerando muitos frutos. Foi o primeiro encontro do turismo criativo com o tradicional e foi importante para o mercado conhecer e entender as demandas”, lembrou Larissa.

Já Mustafá complementou destacando que a ideia desse filão não é só uma via única, mas é ativação de uma cadeia produtiva voltada principalmente às comunidades, criando produtos diferenciados. “A estruturação do turismo criativo provoca um novo apelo turístico e conjuga comercialização com sustentabilidade.”

Simão Teixeira também comentou sobre a importância das discussões na Câmara Setorial do Turismo. “Do ponto de vista comunitário e social, havia um produto pronto e agências dispostas a comercializar, mas era preciso aperfeiçoar, principalmente trabalhar mais o lado comercial”, explicou.

“Essa experiência nos aproximou do turismo criativo como uma nova prática com muito potencial. A Expovivência é um dos resultados desse processo”, lembrou Márcia Souto.

Waked ressaltou que o turismo criativo já existe há algum tempo, mas não tinha visibilidade. “O segmento está se aperfeiçoando como um produto bem apresentável, de fácil acesso e com facilidade de conhecimento”, ponderou.

Encerrando o dia, o cervejeiro Jayme Fonseca falou sobre o Recife Beer Tour, primeira iniciativa de turismo cervejeiro do Norte/Nordeste.

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