A Expovivências, primeira feira de turismo criativo do Brasil, começa nesta terça-feira (24) e vai até quinta-feira (26), com a participação de 25 expositores pré-selecionados a partir de uma rigorosa curadoria feita pela equipe da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo (Recria). O evento será online e gratuito, com inscrições no www.expovivencias.com.br.
O evento proporcionará uma experiência digital completa com foco nas conexões e negócios, nas vivências, capacitações e no networking. A ideia é criar conexões entre fornecedores e compradores de produtos de turismo criativo, gerando oportunidades exclusivas de negócios nos setores de turismo e economia criativa, junto a experiências do Nordeste brasileiro.
Segundo o presidente do Recife Convention Bureau, Simão Teixeira, entre os expositores estão iniciativas de turismo criativo do Recife, Petrolina e outras cidades nordestinas. “A Expovivências tem como objetivo conectar inovação e práticas criativas locais com o mundo tradicional do turismo através de plataformas de interação online possibilitando novas oportunidades de geração de negócios e desenvolvimento econômico e social.”
Um dos expositores é a Criatur, de Petrolina (PE), que propõe experiências de turismo criativo, enoturismo e turismo pedagógico na região do Vale do São Francisco. Em Triunfo (PE), o receptivo turístico Vem pro Meu Sertão oferece roteiros temáticos urbanos ou rurais guiados por Elis Almeida. Já a agência Flanar Turismo, de Uberlândia (MG), atua em diversos estados nos segmentos de turismo pedagógico, técnico, cultural, rural e 50+.
No Recife, o receptivo La Ursa Tours dos cicloativistas Roderick e Renata conduz os visitantes a conhecer a capital pernambucana e Olinda de bicicleta, a pé ou de barco. Já o Instituto Negralinda possibilita experiências únicas com artesanato e gastronomia na comunidade pesqueira da Ilha de Deus. Da Paraíba, o Engenho Várzea do Coaty divulga a visitação a esta antiga Casa de Farinha dos anos 20.
A Expovivências é realizada pelo Recife Convention Bureau, Recria, Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav-PE) e Sebrae-PE, com o apoio da Empetur.