Em palestra no Fórum Nacional A Copa 2014 e os legados para a cidade, no Ceará, o presidente da Embratur Flávio Dino afirmou que o evento deverá ser “uma oportunidade histórica” especialmente para as cidades nordestinas, ainda menos conhecidas pelo público estrangeiro.
“Durante a última Copa do Mundo, na África do Sul, fizemos uma pesquisa que indicou que apenas 2% dos turistas ali presentes já haviam ouvido falar de Fortaleza”, ressaltou Flavio Dino. A cobertura da imprensa mundial sobre as cidades sede será uma oportunidade, segundo ele, de o mundo conhecer melhor destinos turísticos como Fortaleza, Natal, Recife e Salvador. Todas as quatro capitais nordestinas que receberão jogos da competição tiveram grau de conhecimento inferior a 10% na pesquisa realizada na última Copa.
Por outro lado, o presidente da Embratur lembrou que a crise econômica europeia afeta Itália, terceiro maior emissor de visitantes para o Brasil, e Portugal, o quinto emissor. Por isso, em conversa com representantes do trade turístico e dirigentes municipais do setor, pediu atenção aos mercados emissivos latino-americanos. “O turismo latino-americano cresceu, este ano, três vezes mais que a média mundial. E Argentina, Uruguai e Chile são os mercados emissivos que mais crescem para o Brasil”, apontou.