MACEIÓ – Em entrevista ao MERCADO & EVENTOS nesta quinta-feira (15), o diretor de Comercial da HotelDO, Márcio Nogueira, confirmou que a empresa está estudando a realização de um summit nos Estados Unidos envolvendo Brasil, Argentina, México, Colômbia e outros países da América Latina para o início de 2026. A proposta visa reunir agentes de viagem dos principais mercados da região em um evento conjunto, ainda sem data e formato definidos.
“Nós tivemos uma proposta para fazer um summit que englobaria praticamente quatro países, mas por questões logísticas e agenda do fornecedor, o evento acabou sendo adiado. A ideia é que, no ano que vem, a gente consiga levar essa convenção internacional adiante, que inclusive quase saiu antes da convenção que realizamos em Alagoas”, explicou Nogueira.
O formato previsto é um encontro simultâneo, com todos os países reunidos em um único local, potencialmente nos Estados Unidos, que já manifestou interesse e apoio por meio de um parque patrocinador. “Queremos, como empresa, criar um evento em conjunto, não uma série de encontros separados. É um desafio logístico grande, considerando diferenças culturais e de mercado, mas muito rico em troca de experiências”, afirmou.
Ele exemplificou as diferenças que precisam ser consideradas: “Por exemplo, o PIX é uma ferramenta importante para o mercado brasileiro, mas não faz sentido para o México. Cada país tem suas especificidades, então o conteúdo precisa ser pensado para ser relevante para todos e é muito interessante aprender sobre cada particularidade.”
Sobre a criação do conteúdo, o diretor explicou que, embora o summit ainda esteja em fase de planejamento, a HotelDO vê o evento como uma oportunidade para que seus colaboradores trabalhem de forma colaborativa no desenvolvimento de materiais que atendam às necessidades específicas de cada mercado participante.
“Nos bastidores, nossa equipe trabalha em conjunto para garantir que o conteúdo que vamos apresentar seja realmente relevante e útil para os agentes de todos os países, mas isso não faz parte da programação oficial do evento”, esclareceu.
Ainda sem data confirmada, o summit está previsto para acontecer entre janeiro e fevereiro de 2026. “Estamos planejando, estudando, não queremos criar falsas expectativas. Mas a mensagem é clara: queremos fazer e vamos fazer”, concluiu. Além dos países já citados, Nogueira apontou que a intenção é ampliar o alcance para incluir também Peru, Equador e Estados Unidos, com foco nos principais mercados da região.
*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.