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Destinos / Feiras e Eventos

Mais de mil reuniões foram realizadas no France Excellence 2022 em São Paulo

Caroline Putnoki, Atout France

Caroline Putnoki, diretora da Atout France (Divulgação)

Profissionais franceses e brasileiros que trabalham o segmento de alto padrão participaram de um evento exclusivo no Rosewood São Paulo, com transmissão em tempo para toda a América Latina, no último dia 19 de setembro. A conferência marcou o primeiro dia da edição 2022 do France Excellence. Nos dias 20, 21 e 22, mais de 1.000 reuniões foram organizadas entre profissionais brasileiros e franceses, um número superior ao realizado em 2021.

A conferência ficará disponível no mês de outubro no canal Youtube da Atout France. O material da palestra será reunido em um livro que estará disponível no início de 2023. A conferência contou com 200 convidados no hotel do complexo criado por Alexandre Allard e participação online de 1.000 pessoas, incluindo a diretora para América do Sul da Atout France – Agência de Desenvolvimento Turístico da França, Caroline Putnoki.

A conferência, proferida por Loïc Bienassis, historiador e pesquisador do Instituto Europeu de História e das Culturas da Alimentação, teve como título “O paladar francês e a cultura da refeição gastronômica” e explicou como o ritual de comer francês se tornou Patrimônio Imaterial Mundial da Unesco através da valorização do terroir, da arte culinária, da comida, do vinho e das arts de la table.

Em seguida, a mesa-redonda “O gosto da criação e a criação do gosto” teve como participantes o chef Laurent Suaudeau, diretor da Escola de Artes Culinárias que leva seu nome; Laurent Guez, crítico gastronômico do jornal francês Les Echos e do chef Jérôme Lacressonnière, diretor do Ducasse Conseil. A mediação ficou a cargo do jornalista Josimar Melo. Nesse momento, foi possível compreender o cenário gastronômico contemporâneo mundial e as perspectivas futuras.

O segundo debate do dia foi sobre “os desafios da criação hoje diante da sustentabilidade”. A importância do Brasil no desenvolvimento sustentável ficou evidente, assim como a necessidade das empresas que trabalham no setor do luxo acompanharem todas as inovações que permitem a preservação do meio ambiente, o respeito à diversidade e o comércio justo.

O evento foi encerrado com uma entrevista de Caroline Putnoki com Bénédicte Épinay, CEO do Comité Colbert, associação que reúne todas as marcas de luxo da França. A executiva trouxe informações de como as grandes maisons francesas lidam com a sustentabilidade e as tendências e desafios atuais do segmento do luxo em suas múltiplas manifestações: hotelaria, gastronomia, moda e perfumaria. O recrutamento de novos artesãos e a qualificação da mão de obra foi um dos assuntos.

O brasileiro foi essencial na recuperação das marcas de luxo francesas, como apontou o Comité Colbert. É um dos maiores clientes da Torre Eiffel, parceiro do evento. O objetivo da Atout France é promover negócios, mas produzir conhecimento que estará disponível, de forma gratuita, para qualquer pessoa que queira entender melhor deste mercado”, disse Caroline Putnoki.

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