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“Modelo atual está esgotado”, diz presidente da Embratur

Vicente Neto, presidente da Embratur

Vicente Neto, presidente da Embratur


O Ministério do Turismo e a Embratur estão em busca de um novo modelo de promoção para o país. As discussões e estudos começaram há tempos e, embora o modelo ainda não tenha sido definido, o órgão poderá se transformar em uma agência. Na opinião do atual presidente do instituto, Vicente Neto, o atual modelo cumpriu o seu papel, mas está esgotado.

“Este é um modelo vencido, pois ser uma autarquia trás amarras terríveis, especialmente para a participação e investimentos da iniciativa privada”, explicou Neto ao M&E. Segundo ele, o grupo de trabalho que foi criado para estudar esta mudança já concluiu o seu diagnóstico da estrutura atual e dos exemplos no Brasil e no mundo que podem ser seguidos. “Estamos examinando agora diversos modelos. Temos um material farto para nos ajudar a decidir”, complementou.

Neto ressaltou que os próximos passos dependem ainda da transição de governo que começa agora. Mas contou que os estudos apontam para um modelo de empresa pública não estatal, como acontece hoje nos hospitais universitários, por exemplo, que são geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Segundo ele, modelos como Brand USA e Proexport Colômbia também estão sendo estudados, bem como outros em vigor na França e Espanha.

“Estamos examinando as opções e conversando com Apex, Sebrae e Ministério das Relações exteriores, entre outros. Temos muita disposição para seguir em frente com este projeto. Temos que aproveitar este momento em que todo o setor quer esta mudança”, disse.

Anderson Masetto, de Londres

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