Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

“Parceria tem que ser boa para todos os envolvidos”

Rubens Schwartzmann, da Costa Brava, Rodrigo Napoli, da Avianca, Eliane  Martins, da Continental, e Andrá Tambosi, da Atlantica

Rubens Schwartzmann, da Costa Brava, Rodrigo Napoli, da Avianca, Eliane Martins, da Continental, e Andrá Tambosi, da Atlantica


“Como ter sucesso no seu programa de parcerias” foi o tema do segundo painel do Fórum Costa Brava, que acontece durante toda esta terça-feira (21/05) no Royal Palm Plaza, em Campinas. A discussão reuniu André Tambosi, da Atlantica Hotels, Rodrigo Napoli, da Avianca, Eliane Martins, da Continental, e Rubens Schwartzmann, da Costa Brava.

A mediação foi feita por Patrícia Thomas, da Academia de Viagens Corporativas. Ela lembrou que o preço é uma parte muito importante para as parcerias. No entanto, para ela este não é o único ponto que deve pesar. “Para o gestor fazer uma parceria é necessário conhecer o perfil da sua empresa e a política. Só depois disso, é possível construir os acordos”, disse.

Já André Tambosi ressaltou que acredita nos modelos de parceria de longo prazo para que seja obtido sucesso. “Muitas vezes as partes não ficam satisfeitas em algum período. Mas se a analise é feita para o ano todo, por exemplo, é possível identificar o quanto o fornecedor foi bacana e o quanto trouxe de retorno”, defendeu.

Para Napoli, a percepção da economia aquecida pode deixar as negociações mais complicadas. No entanto, ele afirma que a relação deve ser vantajosa para todos os elos da cadeia – empresa, TMC e fornecedor. “Não é apenas o fornecedor que deve ceder. Às vezes é necessário entender o momento dele e apoiá-lo também”, opinou.

Do lado das TMCs, Schwartzmann afirmou que o essencial para ele é deixar o cliente satisfeito. Mas concordou com Napoli sobre o lado do fornecedor. Para ele, é necessário também estar disponível para apoiá-lo em momentos de baixa.

Anderson Masetto, de Campinas (SP)

Receba nossas newsletters