Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Pesquisa revela opinião de turistas sobre Copa das Confederações

Turistas que visitaram o Brasil durante a Copa das Confederações ficaram satisfeitos com o país. Estudo realizado por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), sobre a qualidade da infraestrutura e serviços oferecidos, registrou boa avaliação acima de 50% dos viajantes brasileiros e estrangeiros.
 
Dos viajantes internacionais, 68,9% vieram para acompanhar os jogos da competição, que aconteceram no Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília e em Belo Horizonte. “Os números mostram que o evento tem um grande potencial de atração turística. A Copa das Confederações foi o principal motivo de viagem para 85,3% do público em geral entrevistado”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

A maior parcela dos turistas ficaram até três noites nas cidades-sedes, sendo eles 73,4% dos entrevistados, divididos em 58,4% em hotéis e 37,1% em casa de famílias. Enquanto isso, a média permanência de estrangeiros sobe para período entre 8 e 15 noites, tempo de estada de 41,5% dos visitantes.

Entre os estrangeiros, o tempo de permanência no país é de 8 a 15 noites
(41,5%), e a preferência por hotéis atinge a ampla maioria (84%). Entre
os serviços que mais agradaram, citados espontaneamente pelo público em
geral, destacam-se as condições gerais da cidade (10,1%), aspectos da
natureza local (9,6%) e a qualidade dos jogos (8,1%). O público em geral
também aprovou o preço dos restaurantes (79,5%), dos serviços de táxi
(69,4%) e o preço da alimentação nos estádios recebeu aprovação de
apenas 21,9% do público entrevistado. “A pesquisa é importante porque
nos dá um diagnóstico dos serviços que precisam avançar até a Copa do
Mundo de 2014”, diz.

Os itens de infraestrutura das cidades-sede
mais bem avaliados pelos turistas estrangeiros foram os serviços de
transporte privado (83,1%), a limpeza das ruas (78,3%) e a segurança
pública (71,7%). Já os serviços turísticos mais bem vistos são os
restaurantes (91,5%), a diversão noturna (86,2%) e o local de hospedagem
(84,8%). O que mais chamou a atenção do turista nas cidades-sede foi a
qualidade dos estádios, aparecendo nas três primeiras posições:
qualidade dos estádios (95,3%), seguido pelo conforto de suas
instalações (95,3%) e a disponibilidade dos funcionários para dar
informações (89,5%).

Arthur Stabile

Receba nossas newsletters