O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo querem aproveitar o South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos de inovação do mundo, para impulsionar o turismo paulista. A estratégia é levar até dez empresas do setor para o evento, que acontece entre 7 e 15 de março, em Austin, nos Estados Unidos.
O projeto faz parte do Discover/Descubra São Paulo, iniciativa lançada no início de 2025 para posicionar a cidade como um dos principais polos de turismo e negócios da América Latina. Ao longo do ano, o programa promoverá 12 missões internacionais, e além do SXSW, empresas também podem se inscrever para participar de outros quatro eventos estratégicos do setor: BTL Lisboa (Portugal), WTM Africa (África do Sul), ATM-Arabian Travel Market (Emirados Árabes Unidos) e WTM Latin America (Brasil).
Para quem quer aproveitar a chance de expor sua marca lá fora, o programa ainda banca parte dos custos: até US$ 3 mil de reembolso para cobrir 50% dos gastos da viagem. As inscrições vão até 7 de fevereiro, no site da InvestSP.
Representação internacional
São Paulo terá sua própria estrutura no SXSW: a São Paulo House, um espaço que funcionará como ponto de encontro para negócios e networking. Em 2024, a primeira edição do espaço recebeu mais de 10 mil visitantes e 56 eventos, incluindo palestras, rodadas de negócios e atrações culturais.