Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

São Sebastião (SP) aposta no turismo sustentável e amplia experiências para além das praias

IMG 3099 scaled São Sebastião (SP) aposta no turismo sustentável e amplia experiências para além das praias

André Teston, Chefe de Divisão de Administração; Leandro Pereira, Secretário de Turismo; e Jucilei Pereira, Chefe da Secretaria de Turismo de São Sebastião (SP)

SÃO PAULO – Com mais de 50 praias paradisíacas e quatro ilhas em seus 114 quilômetros de extensão, São Sebastião quer mostrar ao mundo que é muito mais do que um destino de sol e mar. Durante a WTM LA 2025, o município está apostando em novos atrativos e iniciativas para movimentar o turismo durante todo o ano — com destaque especial para o turismo de observação de baleias e cetáceos.

“Estamos dando bastante visibilidade para esse produto, porque ele fomenta a nossa baixa temporada, que vai de maio até agosto”, explicou Leandro Pereira, Secretário de Turismo de São Sebastião. Segundo ele, foram registrados aproximadamente 700 avistamentos na última temporada, de diferentes espécies. “Quem visita São Sebastião nessa época pode ter uma grata surpresa e aproveitar dias maravilhosos com clima de verão no outono.”

O município também tem investido na valorização de outras vertentes turísticas, como o afroturismo, o ecoturismo e o turismo gastronômico. Uma das principais ações da nova gestão foi a implementação do Observatório de Turismo, projeto previsto no Plano Diretor de Turismo (2024–2027). “Com os dados que vamos coletar, poderemos nortear melhor o turismo em São Sebastião. É uma conquista para a gestão e para todo o nosso trade”, destacou Leandro.

A expectativa para 2025 também é alta. Com o calendário recheado de feriados prolongados, o município já bateu recordes de ocupação hoteleira. “Na Páscoa, tivemos quase 90% de ocupação. No bairro de Maresias, chegamos a 95%”, contou. Ele compara os números ao ano de 2022, considerado o melhor período na região após a pandemia. “Esse primeiro trimestre já superou 2022. O feedback do nosso trade é extremamente positivo.”

WTM LA

Quem passa pelo estande de São Sebastião na WTM tem a chance de viver uma prévia emocionante do que o destino oferece. “Trouxemos um óculos de realidade virtual que simula o avistamento de baleias em alto-mar. É uma imersão sensorial que transporta a pessoa diretamente para o nosso litoral”, contou Jucilei Pereira, Chefe de Secretaria de Turismo de São Sebastião. “É uma forma de despertar o desejo de conhecer São Sebastião de perto e mostrar que, mesmo fora da alta temporada, temos experiências inesquecíveis.”

Receba nossas newsletters