
Com um faturamento recorde de R$ 55,4 bilhões no primeiro trimestre de 2025 — o maior já registrado para o período — o turismo nacional confirma sua retomada com força total. Os dados, levantados pela FecomercioSP com base em estatísticas do IBGE, reforçam as projeções otimistas para o setor neste ano, impulsionadas especialmente pelos meses de maior demanda.
“O ano passado já alcançou marcas incríveis com faturamento recorde de R$ 207 bilhões, e os números recentes apontam para grandes expectativas em 2025, principalmente em períodos mais concorridos entre os viajantes”, analisa Luiz Moura, cofundador da agência de viagens corporativas Voll e conselheiro de turismo da FecomercioSP.
Com a chegada das férias escolares de julho, tradicionalmente uma das épocas mais disputadas do ano, quem pretende viajar precisa se planejar para evitar gastos elevados com passagens, hospedagens e deslocamentos. Para ajudar na missão de economizar mesmo em plena alta temporada, Luiz Moura reuniu dez recomendações práticas que podem ser adotadas por diferentes perfis de viajantes.
“Ainda é possível se organizar e curtir férias em julho, mesmo sendo um período disputado. Até mesmo quem viaja a trabalho consegue aproveitar os momentos de descanso e emendar o fim de semana em lugares interessantes. Para isso, o essencial é se organizar o quanto antes”, orienta o executivo.
Confira as 10 dicas do especialista para economizar na alta temporada:
1. Antecipe a compra das passagens. Comprar com pelo menos três semanas de antecedência pode representar economia de mais de 200% em trechos como a ponte aérea Congonhas–Santos Dumont.
2. Avalie diferentes horários no mesmo dia. Voos no início da manhã ou à tarde, por exemplo, podem ter preços mais acessíveis do que os horários mais disputados.
3. Seja flexível nas datas. Ajustar a partida ou o retorno em um dia pode fazer toda a diferença no valor final da viagem.
4. Considere aeroportos alternativos. Destinos como Maragogi (AL) estão próximos de mais de um aeroporto — Maceió e Recife, nesse caso — e vale comparar os preços.
5. Redobre a atenção com deslocamentos. Trânsito em aeroportos e rodoviárias costuma ser mais intenso durante a alta temporada. Saia com antecedência.
6. Faça o check-in antecipado. A maioria das companhias aéreas oferece essa opção online, o que ajuda a evitar filas longas nos terminais.
7. Planeje os transfers. Busque por empresas de confiança ou consulte agências de viagens. Alguns hotéis oferecem esse serviço gratuitamente.
8. Vai de carro? Faça uma revisão. Evite imprevistos e gastos extras na estrada garantindo que o veículo esteja em boas condições.
9. Não economize no seguro viagem. Em caso de imprevistos, ele pode evitar prejuízos maiores e trazer tranquilidade durante o passeio.
10. No corporativo, use plataformas inteligentes. Ferramentas modernas otimizam o processo de reserva, com comparativos de preços e mais controle de gastos.